Cooperação internacional e inovação marcam participação brasileira no DEEP-2024, em Pequim, na China

28/10/2024 às 18h19
 | Atualizado em: 29/10/2024 às 13h23
Ouvir Notícia

Networking com instituições de países como China, EUA e Austrália, pode viabilizar colaborações futuras com equipes de pesquisa envolvidas em programas de exploração profunda

Foto: Divulgação SGB

Com o objetivo de promover o intercâmbio científico na exploração geofísica profunda e representar o Serviço Geológico do Brasil (SGB) em um fórum de relevância internacional com potencial para fomentar pesquisas estratégicas de impacto global, Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, participou do International Symposium on Deep Earth Exploration and Practices (DEEP-2024), realizado de 22 a 24 de outubro, em Pequim, China.

Costa enfatizou que a participação no evento está totalmente alinhada ao planejamento estratégico do SGB, que visa fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação em geociências e promover a cooperação internacional. “O simpósio oferece uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimento com centros de excelência, permitindo a integração de novas tecnologias e resultados que são fundamentais para os objetivos de longo prazo do SGB, especialmente na exploração de recursos minerais e no entendimento da evolução geológica do Brasil,” destacou Costa.

No DEEP-2024, Costa apresentou o programa DEEP Brazil, novo projeto de exploração geofísica profunda do SGB, que abrange uma série de estudos voltados para entender a estrutura da Terra, desde centenas de metros até profundidades quilométricas. O programa tem atraído a atenção tanto no Brasil quanto no exterior, pelo seu elevado potencial de contribuição ao setor mineral, à academia e à sociedade.

O evento também possibilitou networking com grupos de pesquisa de renome internacional, como SinoProbe, Earthscope e Australian Geodynamics Cooperative Research Centre-AGCRC (Austrália), viabilizando colaborações futuras com equipes de pesquisa envolvidas em programas de exploração profunda. “As parcerias estratégicas esperadas vão potencializar a cooperação científica e o intercâmbio de expertises essenciais para o desenvolvimento de projetos futuros. Os resultados, como o fortalecimento das competências técnicas e a ampliação de colaborações internacionais, terão impacto positivo e duradouro nas atividades do SGB”, explicou Costa.

Assim, a participação no DEEP-2024 reforça a presença internacional do SGB na exploração geofísica profunda. “Esperamos que essa experiência amplie nossas competências técnicas, fortaleça colaborações internacionais e impulsione o desenvolvimento das geociências no Brasil, alinhando-se aos objetivos estratégicos do SGB e à sua missão de gerar conhecimento científico de alta qualidade para o país,” concluiu o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025