Conferência internacional debate monitoramento de águas via satélite

27/09/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
< South America Water from Space|center>>

Debater a capacidade de geração de dados das águas superficiais e oceânicas por meio da missão Surface Water Ocean Topography – SWOT . Este será o tema central da Conferência South America Water from Space, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), de 21 a 25 de novembro.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é apoiador do evento e um dos destaques da programação. Esta é a terceira edição do encontro e irá reunir, também, instituições internacionais como o IRD-Institut de Recherche pour le Développement e CNES (Agência Espacial Francesa), além de parceiras nacionais do SGB-CPRM, representadas pela ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos), IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) e a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional.
A conferência é reconhecida internacionalmente e debate novas técnicas de obtenção de dados das águas superficiais a partir de satélites como AQUA, TERRA e Landsate SENTINEL. O evento é uma oportunidade para discutir como esses instrumentos de ponta e os desenvolvimentos científicos podem caracterizar a variabilidade global do ciclo da água e da capacidade de quantificar futuras mudanças, com impactos no monitoramento hidrológico e segurança hídrica.
Vale destacar que existem projetos de parceria entre as instituições e que as missões para lançamento e manutenção dos satélites e seus resultados são coordenadas pela NASA, em parceria com a CSA (Canadian Space Agency ) e a UKSA (United Kingdom Space Agency). O SGB-CPRM atua nesta missão desde 2015 e está envolvido na pesquisa e no planejamento e absorção de conhecimento gerado pelas missões.
Saiba mais sobre o evento no site oficial.

Thais Souza Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025