Cidades gaúchas registram inundações, e níveis dos rios devem subir ainda mais nas bacias dos rios Caí e Taquari

17/06/2024 às 15h41
 | Atualizado em: 17/06/2024
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil retomou emissão de boletins de alerta hidrológico após fortes chuvas no estado
 

Foto: Prefeitura de Montenegro/SGB


Porto Alegre (RS) – Os rios das bacias do Caí e Taquari voltaram a subir após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e já ultrapassaram a cota de inundação em estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com as previsões divulgadas nesta segunda-feira (17), por meio da plataforma SACE, os níveis seguem em elevação, o que exige atenção redobrada, principalmente nas áreas que já foram afetadas no mês de maio.

Para apoiar as ações dos municípios e das defesas civis, o SGB retomou a emissão de boletins de alerta hidrológico. Com as informações, é possível adotar medidas para retirar as pessoas das áreas que serão afetadas, como exemplificou a chefe do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano:

“O SAH do Caí entrou em cota de alerta (7 m) no domingo, às 15h30, e, na sequência, enviamos o boletim com previsões que indicavam que o nível do Rio Caí atingiria a cota de 13,32 m até as 3h da madrugada. Neste 1º Boletim de Alerta ficou claro que todas as pessoas que vivem nas cotas de 10,5 m (1ª cota de inundação), 11 m, 12 m até 13,32 m deveriam ser retiradas de suas casas pela defesa civil”, disse.

Bacia do Rio Caí 
No município de São Sebastião do Caí (RS), o nível ultrapassou 14 m – 3,5 m acima da cota de inundação, que é de 10,5 m – às 7h, ainda nesta segunda-feira (17). Em Montenegro (RS), o rio ultrapassou a cota de inundação (6 m) nesta segunda-feira (17), às 10h. 

“O boletim desta segunda-feira (17), divulgado às 7h, com previsões até às 17h, indica que São Sebastião do Caí poderá atingir a cota 14,65 m; ou seja, agora todos que vivem nas cotas de até 14,65 m deverão ser retirados de suas casas. Neste boletim também alertamos que Montenegro poderá atingir 6,47 m até as 17h”, destacou Andrea Germano.

Bacia do Rio Taquari
O rio ultrapassou a cota de inundação em Santa Tereza (RS), Encantado (RS), Lajeado/Estrela e Bom Retiro do Sul (RS). Em Muçum (RS), o nível do rio Taquari subiu 14,22 m nas últimas 24h, entre a manhã de domingo (16) e esta segunda-feira (17), com tendência de elevação nas próximas horas. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Estudo do Serviço Geológico do Brasil aponta Bahia como estado estratégico para terras raras 

Informe de Recursos Minerais reúne dados geológicos que orientam políticas públicas, investimentos e pesquisas sobre minerais essenciais à transição energética

09/01/2026

Serviço Geológico do Brasil recebe novos equipamentos para pesquisas sobre hidrologia isotópica

Ação é parte do Projeto de Cooperação Técnica com a Agência Internacional de Energia Atômica e fortalece estudos sobre águas subterrâneas no país

08/01/2026

Mais de 100 pessoas vivem em áreas de risco geológico em Itueta (MG)

Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) identificou 10 áreas de risco no distrito de Quatituba, relacionadas a deslizamentos de terra

08/01/2026