Cidades gaúchas registram inundações, e níveis dos rios devem subir ainda mais nas bacias dos rios Caí e Taquari

17/06/2024 às 15h41
 | Atualizado em: 17/06/2024
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil retomou emissão de boletins de alerta hidrológico após fortes chuvas no estado
 

Foto: Prefeitura de Montenegro/SGB


Porto Alegre (RS) – Os rios das bacias do Caí e Taquari voltaram a subir após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e já ultrapassaram a cota de inundação em estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com as previsões divulgadas nesta segunda-feira (17), por meio da plataforma SACE, os níveis seguem em elevação, o que exige atenção redobrada, principalmente nas áreas que já foram afetadas no mês de maio.

Para apoiar as ações dos municípios e das defesas civis, o SGB retomou a emissão de boletins de alerta hidrológico. Com as informações, é possível adotar medidas para retirar as pessoas das áreas que serão afetadas, como exemplificou a chefe do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano:

“O SAH do Caí entrou em cota de alerta (7 m) no domingo, às 15h30, e, na sequência, enviamos o boletim com previsões que indicavam que o nível do Rio Caí atingiria a cota de 13,32 m até as 3h da madrugada. Neste 1º Boletim de Alerta ficou claro que todas as pessoas que vivem nas cotas de 10,5 m (1ª cota de inundação), 11 m, 12 m até 13,32 m deveriam ser retiradas de suas casas pela defesa civil”, disse.

Bacia do Rio Caí 
No município de São Sebastião do Caí (RS), o nível ultrapassou 14 m – 3,5 m acima da cota de inundação, que é de 10,5 m – às 7h, ainda nesta segunda-feira (17). Em Montenegro (RS), o rio ultrapassou a cota de inundação (6 m) nesta segunda-feira (17), às 10h. 

“O boletim desta segunda-feira (17), divulgado às 7h, com previsões até às 17h, indica que São Sebastião do Caí poderá atingir a cota 14,65 m; ou seja, agora todos que vivem nas cotas de até 14,65 m deverão ser retirados de suas casas. Neste boletim também alertamos que Montenegro poderá atingir 6,47 m até as 17h”, destacou Andrea Germano.

Bacia do Rio Taquari
O rio ultrapassou a cota de inundação em Santa Tereza (RS), Encantado (RS), Lajeado/Estrela e Bom Retiro do Sul (RS). Em Muçum (RS), o nível do rio Taquari subiu 14,22 m nas últimas 24h, entre a manhã de domingo (16) e esta segunda-feira (17), com tendência de elevação nas próximas horas. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

COP30: Atlas inédito do SGB indica mais de 1,4 milhão de pessoas em áreas de risco na região da Amazônia Legal 

Diretora-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Sabrina Góis, lançou a publicação nesta terça-feira (11), durante painel no Pavilhão Pará, na Zona Verde, da COP30

11/11/2025

COP30: Pesquisadores do SGB apresentam estudos sobre monitoramento hidrológico por satélite e estimativas de chuvas máximas prováveis

As apresentações ocorreram nesta terça-feira (11), na Zona Verde e na Tech Zone, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.

11/11/2025

SGB participa de discussões para elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Catimbau

Evento promovido pelo ICMBio discutiu estratégias para preservar o patrimônio geológico e promover o desenvolvimento sustentável da região

11/11/2025