Capacitação para prevenção de desastres geológicos reúne agentes públicos de 15 municípios no Amazonas

28/07/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
<< Asscom/teerra.jpg |Alunos em atividade de campo, no município de Presidente Figueiredo (AM)|center>>

Com o objetivo de capacitar e nivelar o conhecimento de agentes públicos que atuam na problemática do risco geológico, a fim de tornar suas ações conjuntas às comunidades mais efetivas e eficientes, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realizou, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), o curso ‘Geoparque e Riscos Geológicos’, em Presidente Figueiredo (AM) - e mais 14 municípios do estado. A iniciativa aconteceu entre os dias 18 a 23 de julho e capacitou 26 agentes públicos da região.
Direcionado a profissionais da Defesa Civil e das Secretarias Municipais envolvidas com planejamento urbano, o curso abordou temas como o patrimônio geológico e o risco geológico, dando ênfase às particularidades e questões regionais, como movimentos gravitacionais de massa, processos erosivos e inundações.
<< Asscom/teerrap.jpg |Agentes públicos de 15 municípios participaram da iniciativa promovida pelo DEGET|center>>

Desenvolvida pelo Departamento de Gestão Territorial - DEGET, a capacitação é ofertada em todas as regiões do Brasil com probabilidade de risco geológico. Especificamente no Amazonas, o curso aconteceu de modo presencial e uniu conteúdo teórico a aulas práticas. Segundo o pesquisador em Geociências e coordenador executivo dos cursos de capacitação do DEGET, Douglas da Silva Cabral, “a capacitação permitiu que o conhecimento fosse difundido pelo interior do estado do Amazonas, possibilitando que variadas regiões se beneficiassem com o aprendizado sobre temas tão relevantes à sociedade", avaliou.
Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@cprm.gov.br

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025