Brasil abre licitação para retomada dos levantamentos aerogeofísicos

03/12/2024 às 15h11
 | Atualizado em: 05/12/2024 às 17h50
Ouvir Notícia

Processo visa mapear áreas potenciais para minerais essenciais à transição energética e fortalecer o desenvolvimento sustentável da mineração no país

Foto: SGB/Divulgação

Brasília  (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está com processo de licitação aberto para levantamentos aerogeofísicos no país por meio do Portal de Compras do Governo Federal. Esses levantamentos são cruciais para fomentar as pesquisas que levem à descoberta de depósitos minerais estratégicos para a transição energética, incluindo lítio, terras raras, cobalto, grafita, níquel e cobre.  Confira aqui o edital. 

A licitação, na modalidade de pregão eletrônico para ata de registro de preço, contempla a contratação de serviços especializados para aquisição e processamento de dados aerogeofísicos, totalizando um milhão de quilômetros lineares, divididos entre 3 arranjos de métodos geofísicos:

  1. Magnetometria + Gamaespectrometria + Gravimetria Strapdown;
  2. Eletromagnético no Domínio do Tempo + Magnetometria + Gravimetria Strapdown;
  3. Gravimetria Gradiométrica + Magnetometria + Gravimetria Strapdown.

“A aplicação dessas metodologias modernas permitirá que o Brasil avance na identificação e exploração de minerais críticos para o mundo, apoiando a transição para uma economia descarbonizada e fortalecendo sua posição no cenário global de mineração”, ressalta o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira.

Impacto e Benefícios

 

Com a retomada dos investimentos em aerolevantamentos geofísicos, o SGB oferecerá ainda mais insumos fundamentais para diversos projetos, que ampliarão o conhecimento geológico, contribuindo para uma mineração mais segura e sustentável.

Os levantamentos aerogeofísicos integram metas do Plano Nacional de Mineração 2030/2050, do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) e do Plano Plurianual da União (PPA), reafirmando o compromisso do SGB com o desenvolvimento mineral sustentável no Brasil.

Desde os anos 1970, o SGB lidera a contratação de levantamentos aerogeofísicos. Entre 2004 e 2014, foram investidos aproximadamente US$ 183 milhões (cerca de R$ 915 milhões), abrangendo 86% do embasamento cristalino do país, equivalente a 51% do território nacional.

Confira o edital.


Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Município de São Jerônimo (RS) recebe novas réguas para medir nível do rio Jacuí

Serviço Geológico do Brasil instalou réguas linimétricas na cidade para monitoramento dos níveis por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional

10/11/2025

COP30: SGB assina Carta de Intenções com a ANA e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França 

O documento propõe a realização de ações integradas voltadas à modernização, ampliação e aprimoramento do monitoramento hidrológico no país

10/11/2025

Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima contribui para gestão sustentável dos recursos hídricos

Produto, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica

10/11/2025