Artur Matos é reconhecido internacionalmente por atuação em projeto de monitoramento de enchentes no Brasil
Artur Matos é reconhecido internacionalmente por atuação em projeto de monitoramento de enchentes no Brasil
Pesquisador recebeu certificado do International Charter “Space and Major Disasters” por contribuição na ativação que apoiou o país durante enchentes em junho de 2025
Brasília (DF) - O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Artur Matos, recebeu, em 12 de agosto, um certificado de apreciação do International Charter “Space and Major Disasters”, em reconhecimento à sua contribuição como gerente de projeto na utilização e aplicação de dados de satélites durante a ativação nº 966, referente às enchentes ocorridas no Brasil em junho deste ano.
A certificação destaca o papel de Artur Matos na coordenação e análise das informações fornecidas por imagens orbitais, fundamentais para apoiar ações de resposta e mitigação dos impactos da enchente. O trabalho foi reconhecido pela agência líder do Charter, responsável por coordenar o uso de imagens de satélite em situações de grandes desastres naturais.
A ativação nº 966 ocorreu em 18 de junho, quando a rede internacional foi acionada para apoiar o Brasil diante do cenário crítico provocado por inundações. O uso de dados espaciais possibilitou uma avaliação mais precisa das áreas afetadas e forneceu subsídios para estratégias emergenciais de apoio à população e às autoridades locais.
O International Charter “Space and Major Disasters” é uma iniciativa de cooperação global entre agências espaciais e instituições internacionais, que disponibiliza gratuitamente imagens de satélite e produtos derivados para apoiar a gestão de crises e emergências causadas por desastres naturais.
Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Pesquisadores do SGB Lançam Plataforma Inovadora para Dados Geoquímicos no Congresso Brasileiro de Geoquímica
Nova ferramenta gratuita otimiza o acesso e a análise de informações cruciais para a comunidade científica e técnica, impulsionando a ciência aberta e o desenvolvimento mineral no Brasil