Amazonas enfrenta vazante crítica e acelerada

22/10/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
De acordo com dados das estações hidrológicas do SGB-CPRM, essa já é uma vazante extrema na região.

42° Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental. Os pontos azuis indicam o processo de cheia; os amarelos o processo de vazante.

O estado do Amazonas enfrenta um fenômeno de vazante crítica e acelerada. De acordo com especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), uma das principais causas deste acontecimento foi a diminuição de chuvas durante o último trimestre em toda bacia do estado para o período observado. A Defesa Civil regional informou que três municípios foram classificados em estado de emergência e dezenove em estado de atenção. Dos 62 municípios amazonenses, 41 encontram-se em situação de alerta.
Desde o último mês, a bacia do Solimões enfrenta um processo crítico de vazante, atingindo níveis próximos às mais extremas vazantes registradas, especialmente no trecho que se compreende entre as cidades de Tabatinga e Tefé. Os problemas enfrentados em decorrência deste fenômeno se referem ao transporte fluvial e o aumento do custo da cesta básica em função do maior consumo de combustível. Há também o problema de prejuízos para os produtores de itens perecíveis como, por exemplo, a atividade pesqueira. Pois os barcos frigoríficos ficaram impossibilitados de navegar.
Um bom exemplo que ilustra o fenômeno de vazante que ocorre na bacia amazônica é o que se observou nos rios do sul do estado, a citar o rio Purus em que foi registrado a mínima histórica em um de seus afluentes, rio Acre.
Na capital do estado, Manaus, o processo de vazante é bastante intenso com uma descida de aproximadamente 9 metros em dois meses. Vale ressaltar que o fato de ser a maior ou a décima maior vazante registrada não é tão relevante, pois é notório os prejuízos e impactos socioeconômicos percebidos na presente estiagem.
Neste sentido, o Serviço Geológico do Brasil alerta para a importância do monitoramento constante dos rios que compõem a bacia do Amazonas, além disso é igualmente importante o apoio das instituições de pesquisa meteorológica no que se refere ao boletim climatológico na região.

Núcleo de Comunicação Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Aviso de Pauta — SGB participa da Agrotins 2025 e reforça presença estratégica no Tocantins

Evento reúne empresas, pesquisadores, autoridades e população para debater inovação, sustentabilidade e oportunidades no agronegócio e na mineração

12/05/2025

SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia

O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia

12/05/2025

SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru

Chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maísa Abram, integrou comitiva brasileira e destacou ações do SGB na ProEXPLO 2025, principal evento de exploração mineral da América Latina

12/05/2025