‘Geologia Aplicada ao Turismo Sustentável’ é tema do Café Geológico desta sexta-feira (26)

29/08/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Joana Paula Sanchez, Thiago Dutra e Marcelo Dantas durante a transmissão do Café Geológico desta sexta-feira. (Foto: Reprodução/SGB-CPRM)

O Café Geológico, desta sexta-feira (26), trouxe para o debate a relação entre a Geologia, o Turismo e a Sustentabilidade. O evento contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Goiás, Joana Paula Sanchez, que abordou o tema ‘Geologia Aplicada ao Turismo Sustentável’. O geólogo Thiago Dutra mediou o debate, que também contou com a participação do pesquisador em Geociências, Marcelo Eduardo Dantas.
Após acidentes em locais turísticos, como em Capitólio (MG), - com quedas e tombamentos de rochas - diretrizes e práticas de monitoramento em áreas de risco foram reavaliadas, suscitando o debate sobre a relevância das geociências para o desenvolvimento do turismo sustentável.
Joana reforçou que é importante conhecer a geologia local para avaliação e gestão dos riscos. Ela citou como exemplos a Chapada dos Veadeiros (GO) e o arquipélago de Fernando de em Noronha (PE), e destacou o interesse do setor de turismo pela geologia, já que muitos visitam geoparques com o intuito de conhecer não apenas patrimônios históricos e culturais mas, principalmente, os seus atrativos naturais. Para isso, é importante conhecer a Geodiversidade e a Biodiversidade das áreas turísticas.
A professora explicou como funcionam os estudos geológicos para identificar os locais menos seguros e como são feitos o monitoramento de riscos, a avaliação, além dos métodos que podem ser empregados para dirimir riscos.
<< Asscom/jps.png |Professora e pesquisadora Joana Paula Sanchez durante um estudo de riscos em (cidade). (Foto: Reprodução/SGB-CPRM)|center>>

Por fim, Joana salientou que “todos devem participar quando o assunto é disseminação de conhecimento científico - guias, turistas, moradores, comunidades e órgãos públicos - a fim de garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a preservação geológica do turismo sustentável”, concluiu.
Assista ao episódio aqui.

Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@cprm.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025