Serviço Geológico do Brasil reforça a importância de pesquisas em audiência pública na Câmara dos Deputados

Serviço Geológico do Brasil reforça a importância de pesquisas em audiência pública na Câmara dos Deputados

21/10/2025 às 23h59
Ouvir Notícia

A pesquisadora Lúcia Travassos participou, nesta terça-feira (21), de debate sobre a Política Nacional de Minerais Estratégicos, com ênfase na Amazônia

Foto: Larissa Souza/SGB

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) reforçou, nesta terça-feira (21), a importância das pesquisas realizadas, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. A sessão abordou o tema Política Nacional de Minerais Estratégicos, com ênfase na Amazônia. Na ocasião, a pesquisadora Lúcia Travassos falou sobre o potencial mineral do país e apresentou um panorama do trabalho do SGB na pesquisa de áreas potenciais para  minerais críticos e estratégicos para a transição energética.

Lúcia Travassos destacou o mapeamento geológico, os levantamentos geofísicos e geoquímicos, além de estudos temáticos para recursos minerais. 
 Esses estudos estão alinhados às diretrizes de planos setoriais e políticas públicas, como o do Plano Nacional de Mineração (PNM), Plano Plurianual do Governo Federal e o Plano Decenal de Mapeamento Geológico e de Recursos Minerais (PlanGeo).

Foto: Larissa Souza/SGB


De acordo com Lúcia Travassos, é preciso fortalecer as pesquisas para impulsionar toda a cadeia produtiva do setor mineral: “Há um longo caminho desde a realização de pesquisas geológicas de base até a descoberta de um depósito mineral, e neste processo há um papel que cabe ao Estado brasileiro realizar, e outro que cabe às empresas de mineração. O SGB é a instituição de Estado que realiza mapeamento geológico sistemático, e os levantamentos geofísicos e geoquímicos. Essa tríade, que chamamos de dados pré-competitivos, é indispensável para o setor mineral, pois diminui o risco exploratório da pesquisa mineral de detalhe realizada pelas empresas. Sem esses dados, é difícil alavancar a pesquisa mineral do país”.

A audiência pública reuniu representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), além de professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza  - larissa.souza@sgb.gov.br