Serviço Geológico do Brasil destaca potencial brasileiro em mineração durante Missão Comercial no Reino Unido

Serviço Geológico do Brasil destaca potencial brasileiro em mineração durante Missão Comercial no Reino Unido

08/10/2024 às 19h03
 | Atualizado em: 11/10/2024 às 13h18
Ouvir Notícia

Durante a semana da London Metal Exchange (LME), especialistas globais da indústria discutiram as tendências do setor, com foco na transição energética

Foto: Divulgação SGB

Reino Unido - Entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) destacou o potencial brasileiro em mineração durante a Missão Comercial Reino Unido-Brasil de Minerais Críticos, a convite da Embaixada Britânica e organizada pelo governo britânico. O evento reuniu representantes brasileiros do governo federal, governos estaduais e empresas privadas para discutir tendências e oportunidades de cooperação entre Brasil e Reino Unido no setor mineral, com foco nos minerais críticos para a transição energética.

Foto: Divulgação SGB

Durante a viagem, o assessor da diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Anderson Dourado, participou do evento LME Week – Seminar, promovido pela bolsa de valores especializada em metais, a London Metal Exchange (LME). Especialistas globais da indústria discutiram as tendências do mercado mineral, com foco na transição energética. Ao longo das discussões, ocorreram apresentações e painéis que demonstraram o papel dos metais críticos na economia mundial.

Na terça-feira, 1º de outubro, o assessor acompanhou o ICMM Responsible Mining Leadership Forum, onde foram debatidos aspectos importantes para o setor mineral. O foco esteve em práticas sustentáveis, com destaque para emissões de baixo carbono, segurança e relações com as comunidades locais. Ainda no mesmo dia, a delegação brasileira se reuniu com representantes da London Stock Exchange, a maior bolsa de valores da Europa. A reunião abordou as oportunidades e desafios para que empresas brasileiras possam ser listadas nessa bolsa. A discussão contou com a presença de importantes atores da indústria, como representantes da Sigma Lithium.

Foto: Divulgação SGB

A programação de quarta-feira (2) incluiu um encontro na House of Lords, o Senado do Parlamento Britânico, com foco na mineração na América Latina. De acordo com Dourado, a agenda consolidou a importância do Brasil no cenário global de mineração, destacando a longa tradição brasileira no setor e a posição do país como líder nos esforços globais pela transição energética. “Como futuros resultados, também temos a oportunidade de realizar novas parcerias com instituições de pesquisa e universidades britânicas para o desenvolvimento de pesquisas e capacitação de profissionais”, afirmou.

Ainda na quarta-feira, houve uma reunião com representantes do fundo de pensão da Church of England, que administra um fundo de 3,5 bilhões de libras. A conversa abordou práticas sustentáveis na mineração e a transição energética, com ênfase no potencial do Brasil para atrair investimentos no setor mineral. O encontro contou com a presença de representantes de empresas brasileiras, como a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Vale.

Durante a semana, o representante do SGB participou do Brazil Day, promovido pelo governo britânico na Embaixada do Brasil. Além dessas agendas, o SGB manteve conversas com representantes do Serviço Geológico Britânico, explorando a possibilidade de expandir a parceria — assinada durante o "Prospectors & Developers Association of Canada" (PDAC 2024) — a partir de novas áreas de cooperação entre ambas as instituições. Outras reuniões foram realizadas com universidades, como as de Leicester e Exeter, além de empresas de tecnologia e pesquisa, visando ampliar as ações de cooperação e capacitação.

Foto: Divulgação SGB

“A participação do SGB na Missão Comercial Reino Unido-Brasil de Minerais Críticos fortaleceu a importância do Brasil como protagonista internacional no setor mineral, especialmente no contexto de uma transição energética para uma economia de baixo carbono, onde a demanda por minerais é fator crítico para alcançar os objetivos globais de redução de emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Dourado.

Além do SGB, também estiveram presentes representantes do governo britânico; Agência Nacional de Mineração (ANM); Ministério da Fazenda; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Invest Minas; Vale; e Sigma Lithium.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br