Pará: pesquisas revelam riquezas minerais e apoiam municípios em ações para crescimento econômico

Pará: pesquisas revelam riquezas minerais e apoiam municípios em ações para crescimento econômico

04/07/2024 às 18h29
 | Atualizado em: 04/07/2024
Ouvir Notícia

Na 11ª Caravana Federativa, Serviço Geológico do Brasil apresenta projetos que favorecem a atração de investimentos e geração de emprego e renda

Foto: SGB/Divulgação

Belém (PA) – As pesquisas realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) têm um papel importante no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico do Pará. Para apresentar os resultados de estudos realizados no estado, o SGB está presente na 11ª Caravana Federativa, que começou nesta quinta-feira (4), em Belém. O evento reúne representantes de mais de 30 órgãos federais no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

“No Pará entregamos projetos variados, que revelam potencialidades minerais e impulsionam toda uma cadeia produtiva, além de importantes estudos sobre as águas e trabalhos para prevenção de desastres. Essas atividades contribuem para atrair investimentos, gerar emprego e renda, ampliar a arrecadação dos municípios e garantir a melhoria dos serviços públicos”, destaca o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Neste ano, o SGB realizou o leilão do depósito de agrominerais (gipsita e calcário), em Aveiro. A expectativa é movimentar a economia local e fortalecer o agronegócio. Além disso, também entregou recentemente um estudo que revela o potencial geoeconômico da Província Mineral de Carajás. “A região tem potencial para gerar US$ 153 bilhões, sob a ótica pública, até 2060. Isso terá impacto direto na geração de riqueza”. 


Caravana promove aproximação com os municípios

 

O chefe da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE), do SGB, Homero Melo, também ressalta a importância e oportunidade única para a SUREG-BE apresentar, durante o evento, os produtos institucionais desenvolvidos no estado, ao longo de 54 anos de ações. “Inicialmente, o foco era apenas o mapeamento geológico, a prospecção e descoberta de recursos minerais. Nossas atividades fomentaram o que hoje representa a maior província mineral do mundo, que é a região de Carajás”. 

E acrescenta: “Em relação aos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, também desenvolvemos ações e parcerias importantes com o estado. Dos 144 municípios paraenses, 96 possuem mapeamento dos setores de risco geológico, alguns com 3 revisitas, atendendo também eventos de pós-desastre e trazendo soluções para remediação dos riscos geológicos enfrentados por nossos municípios”, explicou. 

Tais produtos terão, na Caravana Federativa, uma vitrine para que os gestores municipais, estaduais e a população de Belém e do interior do estado conheçam e valorizem cada vez mais o Serviço Geológico do Brasil, como referência nas geociências em todo o território nacional. Além disso, abrirão portas para parcerias futuras com instituições públicas.


Projetos do SGB no Pará

 

No estande, o público terá mais informações de projetos como o Mapa Geológico do Estado do Pará, que revela as potencialidades minerais paraenses, bem como trabalhos de geologia e recursos minerais, estudos sobre as Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM), entre outros.

Foto: SGB/Divulgação

Na 11ª Caravana Federativa, também será possível conhecer o trabalho de monitoramento de recursos hídricos, por meio da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) –  a base para o conhecimento hidrológico do país. 

Outra atuação do SGB está relacionada ao desenvolvimento de estudos que apoiam as ações para prevenção de desastres no Pará. Entre eles, o Diagnóstico da População em Áreas de Risco Geológico e as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, com 22 municípios mapeados. 

O SGB também se destaca na operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Xingu, que consiste no monitoramento e previsão do nível do rio no município de Altamira. Assim, o SGB auxilia gestores públicos e defesas civis na tomada de decisões para prevenir desastres ou reduzir impactos de eventos hidrológicos extremos (secas ou cheias).

 

Caravana Federativa

 

A Caravana Federativa é uma iniciativa criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores municipais e estaduais, facilitando a adesão das prefeituras aos programas ofertados pelo governo federal. Essa ação itinerante percorre diversos estados, promovendo a troca de experiências entre técnicos.

Com a presença de representantes dos ministérios e órgãos federais nos eventos das Caravanas Federativas, são resolvidas com maior celeridade questões como repasse de recursos e atendimentos em áreas como assistência social, educação, saúde, habitação, infraestrutura, além de dúvidas gerais.

Além disso, a aproximação busca esclarecer os gestores públicos sobre o funcionamento dos programas e ações do governo federal. Esse atendimento facilita a adesão a programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

Serviço: 11ª edição da Caravana Federativa
Datas e horário: 4 de julho (9h às 18h) e 5 de julho (9h às 14h)
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Inscrições aqui
Entrada gratuita

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br