Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Papo geológico explica como satélites são utilizados no monitoramento de recursos hídricos no Brasil
Sensoriamento remoto possibilita monitorar os níveis dos rios, a umidade do solo, estimativas de chuvas, além de obter dados da cobertura e uso do solo
Brasília (DF) - A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, e o engenheiro-cartógrafo Daniel Moreira, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), participaram do 30° episódio do Papo Geológico, que está disponível no canal TV SGB, no Youtube. No videocast, explicaram como é utilizado o sensoriamento remoto na hidrologia por satélites auxiliando o monitoramento de chuvas, níveis dos rios, e até mesmo estimativa das águas subterrâneas; e como estas informações são aplicadas na previsão de cheias e secas.
“Nós operamos grande parte da Rede Hidrometeorológica Nacional, monitoramos precipitação e níveis dos rios e o sensoriamento remoto irá aumentar os pontos monitorados”, salientou a diretora, destacando que o Brasil é o país mais rico em recursos hídricos superficiais e subterrâneos no mundo.
O engenheiro-cartógrafo explicou como as imagens auxiliam na classificação do solo. “É possível classificar as vegetações e edificações e, com isso, você consegue detectar o tipo de vegetação que está em um local e também a saúde dessa vegetação”, disse Moreira, esclarecendo como isso é importante para medir, inclusive, a temperatura de uma área, por exemplo.
Confira o episódio aqui e saiba mais sobre o tema.
Nicole Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza - larissa.souza@sgb.gov.br