Museu de Ciências da Terra participa de cerimônia que marca parceria Planetário Rio e Shell

Museu de Ciências da Terra participa de cerimônia que marca parceria Planetário Rio e Shell

04/02/2026 às 17h42
 | Atualizado em: 04/02/2026 às 17h42
Ouvir Notícia

A participação do MCTer destaca a importância da articulação entre equipamentos culturais e científicos no contexto das políticas públicas de cultura

 

Foto: Divulgação SGB


Rio de Janeiro (RJ) – O Museu de Ciências da Terra (MCTer), unidade do Serviço Geológico do Brasil (SGB), participou, na última quarta-feira (28/01), da cerimônia

realizada no Planetário da Gávea, que marcou o lançamento da parceria entre o Planetário Rio e a Shell. O acordo prevê investimento de R$ 30 milhões, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), destinado à modernização do equipamento cultural.

Representaram o Museu no evento o curador-chefe dos acervos e paleontólogo, Diógenes Campos, e a coordenadora executiva de administração e logística, Nathalia Roitberg. A participação do MCTer ocorreu a convite da organização e reforça a importância da articulação institucional entre equipamentos culturais e científicos no âmbito das políticas públicas de cultura.

“O SGB tem papel fundamental na promoção e no fortalecimento de iniciativas voltadas à preservação do patrimônio científico nacional”, afirmou Diógenes Campos.

“A nossa participação ressalta a relevância das parcerias institucionais para a sustentabilidade de projetos culturais e científicos de interesse público”, completou Nathália.
Durante a cerimônia, os representantes do Museu destacaram ainda a importância da Lei Rouanet como instrumento estratégico para a preservação do patrimônio histórico e científico e para a qualificação de espaços voltados à educação e à divulgação do conhecimento. Também foi mencionado o apoio do prefeito Eduardo Paes às obras de recuperação do MCTer, especialmente no que diz respeito aos trâmites administrativos necessários à viabilização dos projetos da instituição.

Atualmente, o MCTer possui projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, por meio de Acordos de Cooperação Técnica com instituições credenciadas via chamamento público, voltados ao restauro do patrimônio arquitetônico, à conservação e qualificação dos acervos, bem como à modernização das exposições e das ações educativas.
 

 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza  - larissa.souza@sgb.gov.br