Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
MCTer recebe Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ) para Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento
O grupo se reuniu nesta terça-feira (11) para apresentar os resultados da parceria que levou o Museu para 11 Unidades Escolares durante o ano de 2025
Rio de Janeiro (RJ) - A equipe do Núcleo de Educação do Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil (MCTer/SGB) recebeu, na terça-feira (11), os profissionais da Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) para o Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento. O evento reuniu professores, coordenadores e demais funcionários das Unidades Regionais de Educação com o objetivo de apresentar os resultados da parceria entre as instituições ao longo de 2025.
Neste ano, foram atendidas mais de 2 mil crianças, nas onze Unidades Escolares, dentro do planejamento de uma grade curricular estruturada em conjunto com a SME. São atividades educativas, que levaram o conhecimento geocientífico para alunos de até 5 anos do ensino público do município do Rio.
O projeto existe desde 2018 e o sucesso da parceria foi destacado pelo coordenador da Primeira Infância, professor Marcelo Fernandes, na abertura do evento: “Antes o projeto só acontecia em uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mas, este ano, alcançamos todas as onze regiões do município e é nosso desejo que se expanda cada vez mais”.
Os resultados do trabalho também foram celebrados pela professora Luciana Rocha, gerente da Gerência de Intersetorialidade (GIN/SME-RJ): “Temos uma grande expectativa de ampliação do projeto para mais escolas, pois, levando o Museu para as crianças estamos, na verdade, aproximando o conhecimento também dos professores, pais e de toda a comunidade do entorno, mobilizando todo o território”.
Para o pesquisador em geociências e coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, Tomas Lisboa, a parceria é uma oportunidade de aproximar o Museu e a geologia da população, influenciando positivamente na formação das crianças, por meio da curiosidade e interesse pelo tema, que, segundo ele, são os principais componentes de sucesso desse trabalho: “É fascinante ver o encantamento das crianças pela geologia e uma felicidade poder levar esse universo de conhecimento para elas, pais, professores e demais profissionais das escolas. Acredito que estamos ampliando horizontes e, quem sabe, incentivando futuros geólogos e paleontólogos”.
O evento contou também com a participação da coordenadora-geral do MCTer, Célia Corsino, que enfatizou a importância do papel do museu na educação básica: “Pensar o futuro do planeta é também papel do museu e o nosso Programa Educativo é dedicado a isso, falar da história da Terra pra pensar o futuro dela”.
Apesar de fechado para visitação durante as obras de revitalização, o MCTer mantém seu trabalho de forma itinerante, por meio do Programa Museu em Movimento, levando atividades diversas, como oficinas e palestras, para a sociedade e preservando o compromisso de seguir disseminando o conhecimento geocientífico, a exemplo da parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza - larissa.souza@sgb.gov.br