Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
O Serviço Geológico do Brasil iniciou os trabalhos de campo de 2025 da Ação Emergencial realizada para apoiar os municípios gaúchos em medidas para prevenção de desastres
Porto Alegre (RS) – A Ação Emergencial do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para mapear áreas de risco segue no Rio Grande do Sul. Neste mês, pesquisadores foram a campo em 16 municípios, com o objetivo de apoiar medidas de prevenção a desastres e ajudar a proteger a população em caso de um novo evento climático extremo.
O trabalho de campo já foi concluído em: Arambaré, Canudos do Vale, Coqueiro Baixo, Paraíso do Sul, Putinga, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Veranópolis e Vespasiano Corrêa. Estão em andamento as atividades nos municípios de: Arroio do Padre, Caxias do Sul, Cerro Branco, Ibarama, Santa Tereza e São José do Herval.
Com as informações técnicas, gestores públicos terão conhecimento sobre onde estão moradias ou outros tipos de estabelecimentos com risco de sofrer danos em caso de desastres e as áreas que necessitem de intervenções. Dessa forma, podem direcionar recursos para obras, ações estruturais e garantir a segurança da população, além de contarem com um suporte confiável para a adoção de políticas públicas habitacionais e de saneamento mais bem direcionadas.
O SGB já publicou os relatórios referentes aos mapeamentos realizados nos municípios:
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br