Brasil tem pelo menos um depósito de classe mundial de minerais críticos e estratégicos para o mundo

Brasil tem pelo menos um depósito de classe mundial de minerais críticos e estratégicos para o mundo

26/11/2025 às 18h26
 | Atualizado em: 26/11/2025 às 18h26
Ouvir Notícia


O diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil, Valdir Silveira, destacou o potencial mineral do país, nesta quarta-feira (26), durante o Fórum Nacional Brasil Export Minas e Energia
 

Foto: Igo Estrela/SGB


Brasília (DF) – A importância do Brasil na cadeia global de mineração foi destacada pelo diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, durante o Fórum Nacional Brasil Export Minas e Energia, nesta quarta-feira (26). Silveira participou dos debates em painel sobre Terras raras e as Novas Fronteiras para a Mineração Brasileira.

O diretor-presidente enfatizou que o SGB é o braço do Estado brasileiro responsável pelo mapeamento geológico do país e que gera estudos essenciais para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva. As pesquisas realizadas confirmam que o país tem pelo menos um depósito de classe mundial de minerais críticos e estratégicos para o mundo. 

“O Brasil, dentro desse contexto, é centro de atenções de todos os países que nos procuram para acordo de cooperação para trabalhar com minerais estratégicos”, destacou. Silveira mencionou que há uma demanda crescente para atender a diversos setores: “Falamos muito em transição energética, mas vamos ter que suprir também tecnologias para defesa, para corrida espacial, para cidades inteligentes e vamos ter que atender o mercado de minerais para o agronegócio de precisão”.
 

Foto: Igo Estrela/SGB


Ampliação do conhecimento geológico

Na participação, o diretor também falou sobre as dificuldades para se avançar com o mapeamento geológico na escala 1:100.000, considerada a mínima ideal para atrair investimentos. Atualmente, apenas 30% do território nacional está mapeado nessa escala. “No SGB, temos 259 geólogos trabalhando com pesquisa geológica e, nesse cenário, a gente levaria 110 anos para completar a escala 1:100.000 em todo o país. O momento não pode esperar”, reforçou.

O Brasil Export 2025 é considerado o mais abrangente movimento do setor de logística, infraestrutura e transportes no país, consolidado como um fórum permanente, multisetorial que reúne as principais autoridades e lideranças empresariais com o objetivo de fomentar o diálogo, incentivar a inovação e promover o conhecimento sobre o setor.


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza  - larissa.souza@sgb.gov.br