Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Nesta quinta-feira (5), durante o 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, destacou a importância do trabalho realizado
Lajeado (RS) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com a modernização dos Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Grande do Sul para fortalecer o monitoramento dos rios e contribuir para a prevenção de desastres. Essas ações, que começaram após as enchentes de maio, foram apresentadas nesta quinta-feira (5), no 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Na ocasião, o superintendente Regional de Porto Alegre, Franco Buffon, falou sobre a importância do trabalho.
“Nossos pontos de monitoramento foram destruídos e estamos reconstruindo de uma forma nova, com novas tecnologias e mais robustez. Aqui, na região de Lajeado, na estação de Estrela e na Barra do Fão, colocamos dois sensores para que, caso um pare, a gente ainda tenha como gerar informação e apoiar as instituições que tanto precisam dos dados para agir em prol da população”, explicou Buffon.
Durante o seminário, Franco Buffon reforçou ser importante conhecer para prevenir: “Com a operação do Sistema de Alerta Hidrológico, a gente tem condições de conhecer o rio e estimar o que vai acontecer. Precisamos conhecer a história desse rio para formar séries históricas de monitoramento que vão nos permitir análises mais precisas, que indicam as respostas hidrológicas em determinados eventos de chuva”. O trabalho realizado pelo SGB é fundamental para reduzir a vulnerabilidade de comunidades e apoiar as ações que contribuam para a segurança da população.
O objetivo do evento é discutir ações e planos de prevenção, proteção e busca de recursos para mitigar os prejuízos e desastres futuros. A primeira edição ocorreu após as inundações que afetaram o Vale do Taquari em 2023. Na programação, há paineis temáticos divididos nos eixos de prevenção, enfrentamento e reconstrução. O pesquisador Franco Buffon participou do painel com tema: Eventos Climáticos Extremos - Como Agir Durante os Fenômenos para Salvar as Pessoas e Amparar Quem Precisa de Apoio?
Parceria
O monitoramento dos rios é realizado a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br