Sexta-feira, 03 de março de 2023
Serviço Geológico do Brasil descobre importante mineral na costa sul brasileira
A descoberta é considerada um avanço para o conhecimento da geologia marinha
Para retirar a rocha do fundo do mar, os pesquisadores do SGB e técnicos da FURG fizeram uma adaptação no equipamento para que ele conseguisse fazer coletas em águas muito profundas. A maior amostra coletada – uma concreção fosforítica gigante – estava a 578 metros de profundidade.
A fosforita crosta tinha as seguintes medidas: 87 centímetros de comprimento por 45 centímetros de largura e pesava cerca de 45 quilos, sendo que o tamanho típico dessas rochas não passa de 20 centímetros. Os pesquisadores acreditam que a região onde a amostra foi encontrada seja abundante neste tipo de rocha.

As campanhas geológicas do Projeto Fosforitas Marinhas renderam um total de 6 toneladas de amostras do fundo do mar, entre sedimentos e rochas de tamanhos diversos. Todo esse material seguirá para o Laboratório de Geologia Marinha do SGB, situado na cidade de Recife (PE), onde passará por análises geológicas (granulométricas, mineralógicas e petrográficas). Os resultados desses levantamentos deverão esclarecer quais tipos de sedimentos existem na região e como eles se distribuem pelo fundo do mar, enriquecendo o conhecimento geológico e mineral da plataforma continental brasileira.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil(SGB-CPRM)
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br