Movimentação do Solo em Maceió

Movimentação do Solo em Maceió

Informações produzidas pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM

Histórico

O Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, em 2018/2019, desenvolveu estudos para investigar as causas da movimentação do solo registrada na região dos bairros Pinheiros, Mutange e Bebedouro, em Maceió, onde existia, há mais de 40 anos, a exploração de sal-gema no subsolo.

Todas as informações produzidas pelo SGB à época encontram-se em: Ação Emergencial no Bairro Pinheiro (Maceió, AL).

Já as informações da Ação Civil Pública - ACP ajuizada pelo Ministério Público Federal - MPF encontram-se em: Atuação do MPF/AL.

Concluídos os estudos em 2019 pelo SGB, as atividades de exploração pela Braskem foram paralisadas e, no mesmo ano, foi instalado um sistema de monitoramento, sob a coordenação da Defesa Civil de Maceió. A população dos bairros em áreas críticas começou a ser removida e foram iniciadas atividades de preenchimento de cavidades de exploração de sal-gema pela Brakem, de acordo com o plano de fechamento de mina protocolado na Agência Nacional de Mineração - ANM, conforme estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta - TAC.

A figura abaixo mostra as áreas de criticidade 00, de onde foram retirados os moradores, e as de criticidade 01, onde é realizado o monitoramento.


Mapa de linhas de ações prioritárias

Situação Atual

No mês de novembro de 2023 foram registrados sismos e movimentação vertical do solo na região da cavidade 18, durante a preparação das atividades de preenchimento dessa cavidade.

O SGB/CPRM tem acompanhado o monitoramento promovido pela Defesa Civil Municipal, em apoio à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC-MIDR.

O SGB/CPRM participa do grupo de acompanhamento da situação do Ministério de Minas e Energia - MME.

Acompanhe

Mais informações sobre a situação atual podem ser obtidas em:

Informações Complementares

O SGB/CPRM possui piezômetros (dispositivos que ajudam na determinação do nível de água subterrânea e na avaliação do estado da estrutura) de monitoramento do aquífero superior na região afetada pela mineração em Maceió.

  • Imprimir