Serviço Geológico do Brasil recebe visita da Agência Brasileira de Inteligência no Piauí

Sexta-feira, 01 de março de 2024

Serviço Geológico do Brasil recebe visita da Agência Brasileira de Inteligência no Piauí

Encontro teve como objetivo debater ações de mecanismos de monitoramento frente a desastres naturais no estado


Ponte Estaiada – Teresina – Piauí

Nesta semana, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio do chefe da Residência de Teresina (PI), Jean Nascimento, recebeu a visita do novo superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Narcélio Cardoso. A reunião teve como principal objetivo fortalecer os laços institucionais e discutir estratégias para aprimorar o monitoramento de desastres naturais no Piauí.


Narcélio Cardoso e Jean Nascimento durante encontro

Durante o encontro, Jean destacou a vital importância de monitorar as bacias dos Rios Parnaíba e Poti, enfatizando a necessidade de emitir alertas públicos sobre os riscos de enchentes em áreas de alta vulnerabilidade, incluindo cidades como Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia. Ele ressaltou que "o serviço de alerta de inundações tem o potencial de mitigar significativamente os impactos de desastres, visto que os avisos podem ser emitidos com até 12 horas de antecedência aos eventos".

Narcélio Cardoso reiterou a importância da integração e do compartilhamento de informações entre as agências, como elementos cruciais para uma atuação eficaz do governo em momentos de crise e emergência. Essa troca de informações permite uma resposta mais ágil e coordenada diante de situações adversas.


Sala de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil em Teresina

O SGB considera oportuna a iniciativa de compartilhar dados com a ABIN e reafirma seu compromisso em fornecer informações que possam auxiliar na análise estratégica e na tomada de decisões.
Esse encontro sinaliza um caminho promissor para a cooperação entre as instituições, visando a segurança e o bem-estar da população diante dos desafios impostos por desastres naturais.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir