Técnicos ministram cursos sobre ‘Instalação e manutenção de réguas fluviométricas e Plataformas Automáticas de Coleta de Dados’em Manaus

Terça-feira, 09 de agosto de 2022

Técnicos ministram cursos sobre ‘Instalação e manutenção de réguas fluviométricas e Plataformas Automáticas de Coleta de Dados’em Manaus



Entre os dias 26 e 29 de julho, a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), capacitou representantes das defesas civis municipal e estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Finanças com o objetivo de padronizar procedimentos para nivelamento e instalação de réguas fluviométricas, assim como a instalação e manutenção de PCDs.

A capacitação foi ministrada pelos técnicos em geociências Guilherme Costa, José Carlos da Matta e Robson Azevedo, que atuam na Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), projeto conveniado à Agência Nacional de Águas e que monitora o regime hidrológico das bacias brasileiras.



Os cursos foram divididos em duas etapas: a primeira abordou nivelamento teórico e prático, com instalação e manutenção de réguas fluviométricas; a segunda, instalação e manutenção de PCDs na teoria e prática.

Participaram do treinamento mais de 20 agentes públicos, capacitados para reproduzir o padrão utilizado pelo SGB-CPRM nas mais de 4.000 estações monitoradas pela RHN.



De acordo com o técnico em geociências Guilherme Costa, instrutor do tema de instalação e manutenção de PCDs, a ação é importante para rever procedimentos, desenvolver novas habilidades técnicas e promover a integração entre os órgãos parceiros.

Para o pesquisador em geociências, Andre Santos, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, em Manaus, o curso também faz parte de uma ação interna de aprendizagem continuada - o que viabiliza melhorar a qualidade técnicas dos profissionais e a entrega de dados consistentes para a sociedade. “Nossa ideia é transformar estes cursos em uma rotina de reciclagem interna e promover o intercâmbio com as instituições que atuam nesta área, na Região Amazônica”, afirmou.
  • Imprimir