Biblioteca Virtual

Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual disponibiliza, em formato digital, as primeiras coleções do Serviço Geológico do Brasil – SGB. Também fazem parte deste conjunto a coleção de publicações da Agência Nacional de Mineração - ANM (antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM), os anais de eventos e diversos outros documentos produzidos em parceria com o SGB.

O sistema contempla, dessa forma, um expressivo volume de documentação técnica e fotocartográfica, digitalizada e integrada em uma tecnologia de busca, a qual permite consultas gerais ou específicas em cada acervo.

É fornecido acesso integral ao expressivo depositório de conhecimento geológico e hidrológico básico, contemplando importantes coletâneas de diferentes instituições, assim como todos os relatórios técnicos de projetos executados pela SGB nas décadas de 70, 80 e 90.

O acesso compartilhado com todos os acervos da Rede Ametista permite ampliar e otimizar a coleção especializada de documentação técnica e fotocartográfica, disponível na versão impressa e digital.

Revistas Técnicas

A biblioteca do Serviço Geológico do Brasil - SGB torna disponível para acesso on-line duas revistas técnicas informativas: "A Água em Revista" e "A Terra em Revista". As publicações são da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica - DIG.

Nelas se encontram divulgados trabalhos de caráter técnico-científico, comentários, comunicações, resumos de teses e notícias gerais, além de entrevistas e opiniões de lideranças empresariais e das esferas de governo nos campos dos recursos minerais e hídricos.

O conteúdo contempla geologia, hidrologia, hidrogeologia e meio ambiente, sempre na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento global das geociências. Para acessar o conjunto de fascículos de ambas as revistas vá em "Selecione um Acervo", escolha "Revistas Institucionais SGB" e clique em "Pesquisar".


  • Imprimir