Serviços geológicos do Brasil e da França assinam carta de intenções para o desenvolvimento de projetos

Segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Serviços geológicos do Brasil e da França assinam carta de intenções para o desenvolvimento de projetos

Em missão internacional para participar da Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris, o diretor-presidente do SGB Inácio Melo articula cooperação estratégica

Diretor-presidente do SGB e diretor-geral de Assuntos Internacionais do BRGM assinam carta de intenções na Embaixada do Brasil, na França
O Brasil e a França dão mais um passo para avançar com parcerias estratégicas no campo das geociências. Nesta segunda-feira (27), durante evento na embaixada brasileira em Paris, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor-geral de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico Francês/Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), Jean-Claude Guillaneau, assinaram carta de intenções. O documento expressa os planos das instituições em desenvolver cooperações técnicas.

“Esse é um momento importante na jornada colaborativa entre os países. Estamos empenhados em promover cooperação técnica entre o SGB e o BRGM, visando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de iniciativas que não apenas beneficiem as instituições, mas que ajudem a superar desafios globais e gerem impactos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou Inácio Melo. O Brasil já tem parcerias estabelecidas ou concluídas com mais de 20 países de todos os continentes, entre eles: Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e Japão.

A assinatura da carta ocorre durante missão do SGB à França para compor a delegação brasileira que participa da World Nuclear Exhibition/Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris. O convite foi feito pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares. Além do diretor-presidente do SGB, participam das atividades o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e o pesquisador em geociências Hugo Polo.


Energia nuclear em debate

O WNE é um dos principais eventos do mundo no setor e reunirá líderes da indústria, instituições, pesquisadores e profissionais da área de vários países para debater o futuro da energia nuclear civil – uso da energia nuclear para fins pacíficos, como geração de eletricidade, aplicação na medicina, pesquisa científica e industrial.

“Nossa participação é essencial para conhecer o que tem sido desenvolvido nos outros países e promover nossas pesquisas, especialmente desenvolvidas no âmbito do Programa Urânio Brasil”, enfatizou o diretor-presidente. Esse projeto tem o objetivo de fornecer informações que subsidiem a tomada de decisão na esfera pública e privada para a pesquisa e exploração de depósitos de urânio no Brasil.

Durante a missão, o SGB também participará de outras agendas organizadas pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). Entre elas, visitas técnicas às instalações nucleares de empresas francesas. Na quinta-feira (30), será realizada visita à sede do Serviço Geológico Francês (BRGM).

Discurso
Assinatura de carta de intenções com o BRGM

"É uma honra estar aqui, representando o Serviço Geológico do Brasil (SGB) em um momento de grande significado para a cooperação internacional, no campo das geociências.

Cumprimento o excelentíssimo senhor Ricardo Neiva Tavares, embaixador do Brasil em Paris; excelentíssimo senhor deputado Júlio Lopes; senhor Celso Cunha, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento Nuclear – entidade essencial para o sucesso das iniciativas nesse setor, que tem papel estratégico na transição energética.

Especial agradecimento ao secretário Pedro Brancante, da Embaixada Brasileira em Paris, pelo apoio que tornou possível este ato com os colegas do Serviço Geológico Francês. Estendo meus agradecimentos a todas as autoridades presentes.

A assinatura da carta de intenções com o Serviço Geológico Francês representa um passo significativo na jornada colaborativa entre os nossos países.

A França, como um dos principais centros de pesquisa científica do mundo, nos oferece a oportunidade de estabelecer uma parceria que certamente trará benefícios não apenas para o Brasil e para França, mas para todo o mundo. É o Brasil de volta ao cenário internacional.
Essa parceria traduz o firme compromisso do Serviço Geológico do Brasil em promover cooperação técnica e troca de conhecimentos com parceiros internacionais.

Acreditamos que ao unirmos nossas forças com o Serviço Geológico Francês seremos capazes de ampliar as nossas ações, promover conhecimento geocientífico e criar soluções práticas para desafios complexos mundiais, gerando impactos positivos no desenvolvimento sustentável em escala global.

O Brasil possui parcerias vigentes ou concluídas com 29 países, abrangendo todos continentes. Essas parcerias refletem nosso compromisso com a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimento em prol do avanço das geociências e do desenvolvimento sustentável.

Dentro do SGB, já conduzimos projetos inovadores em armazenamento geológico de CO², avaliação do potencial geotérmico, produção de hidrogênio natural, além do programa Urânio Brasil.

Como diz o nosso querido presidente Lula: “União e Reconstrução”. Ao unirmos forças, acreditamos que a parceria com o Serviço Geológico Francês nos permitirá expandir ainda mais nossas iniciativas trazendo inúmeros benefícios para o povo brasileiro.

Esse é o caminho para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável para as próximas gerações.

Muito obrigado. Que esta parceria seja frutífera e duradoura."


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir