Serviço Geológico do Brasil participa de debate sobre mineração sustentável

Sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Serviço Geológico do Brasil participa de debate sobre mineração sustentável

O objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental




A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) realizou um webinar dia 23, com o tema “Conhecimento geológico e atração de investimentos”. O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre a importância do conhecimento geológico no contexto da mineração sustentável, abordando assuntos como investimentos previstos e estratégias para conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

O webinar foi moderado pelo deputado Zé Silva (MG), presidente da FPMin, que conversou com especialistas sobre a criação de políticas que transformem as atividades do setor mineral, a fim de aumentar o conhecimento geológico.

A assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Lúcia Travassos apresentou uma síntese do conhecimento geocientífico no Brasil. Ela destacou que o SGB foi criado com a premissa de gerar conhecimento geológico para diminuir o risco exploratório no setor mineral, e acrescentou: “é muito importante para nós, do SGB, ter a oportunidade de apresentar aqui uma síntese do conhecimento geológico do país, e qual nosso papel como instituição de Estado produtora de conhecimento geocientífico”.

Lúcia também ressaltou a importância do grupo de convidados representar diversos setores, discutindo demandas, estratégias e possibilidades, pois só através de parcerias é possível avançar com maior celeridade e desenvolver estudos aplicando inteligência sobre os dados básicos.

Em seguida, Carlos Pedrosa, pesquisador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou sobre o mapeamento geológico, a produção de conhecimento e a qualificação profissional, com base em parcerias feitas com a universidade. Ele citou ainda estudos de recursos minerais específicos, com apoio de instituições como SGB, CBL, COMIG, FINEP, Latin Resources, entre outras.

Junto a eles, Edson Ribeiro, diretor de Exploração e Processo Mineral da Vale e chairperson do CRIRSCO, abordou a importância do setor mineral e o que está sendo feito nessa área para desenvolver o país. Além disso, também comentou a questão da transição energética.

Por fim, Roberto Perez Xavier, diretor-executivo da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), declarou que, para o potencial brasileiro ser melhor comprovado e aproveitado, há necessidade de se avançar no conhecimento geológico das províncias minerais, para que não se torne um país monometálico, mas polimetálico, não só em termos de reservas, mas também de produção.

Saiba mais sobre a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), criada em 22 de março de 2023, emerge como uma força orientadora no caminho da sustentabilidade na mineração. O desafio é harmonizar o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e o respeito às comunidades locais. Este compromisso visa posicionar o Brasil como um protagonista global na inovação tecnológica e na transição para uma "economia verde".

Além disso, visa promover o debate para criar políticas que transformem as atividades do setor mineral, buscando entregar benefícios à sociedade, enquanto evita tragédias que impactam vidas e o meio ambiente.

Os principais eixos de trabalho da FPMin são: combate ao garimpo ilegal, mineração como força motriz para a transição energética, a consolidação da mineração como base para a sustentabilidade do agronegócio, mapeamento do território brasileiro para conhecer seu real potencial mineral, fortalecimento da indústria brasileira e incentivo à diversidade e inclusão na mineração.

A transformação do setor mineral é uma necessidade que se alinha às mudanças legislativas, como a Lei 14.066/20, que estabelece uma nova Política Nacional de Segurança das Barragens para garantir a segurança das comunidades e do meio ambiente.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br





  • Imprimir