Pedro Paulo Dias assume a presidência do Serviço Geológico do Brasil

Terça-feira, 09 de agosto de 2022

Pedro Paulo Dias assume a presidência do Serviço Geológico do Brasil

A cerimônia de posse do novo Diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Pedro Paulo Dias, aconteceu na tarde desta segunda-feira (08), no escritório da empresa no Rio de Janeiro/RJ.




O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, integrou a solenidade cumprimentando todos os presentes. Sachsida enalteceu o papel de destaque da mineração no Brasil e sustentou que é necessário fortalecer e destinar cada vez mais recursos para o setor. Reforçou ainda que a mineração é o futuro do Brasil e que devemos seguir um modelo de mineração sustentável, porém dinâmico: gerador de empregos e recursos. Por fim, destacou que o objetivo com a nova presidência é aproximar as agendas do MME e do SGB-CPRM, rumo ao desenvolvimento sustentável, mudando, assim, a cara da mineração no Brasil.



A presidente do Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil e secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Lilia Sant'Agostino, também estava presente e parabenizou o ministro pela indicação e fez votos de que a gestão do novo Diretor-presidente seja produtiva e de muito sucesso. A secretária também agradeceu a gestão do ex-Diretor, Esteves Colnago, durante os 3 anos em que esteve à frente da empresa.

Em seu discurso de posse, Pedro Paulo Dias reafirmou o compromisso da instituição para a produção de conhecimento e destacou que os serviços geológicos já são instituições de grande relevância para a sociedade. Em sua fala, Dias elogiou a atuação do SGB-CPRM - instituição que detém “o conhecimento dos recursos minerais disponíveis - bens que estão na base da transição energética -, além de serem os mais competentes no monitoramento, avaliação e distribuição de recursos hídricos; e maior conhecedor de fenômenos naturais – contribuindo, assim, para gestão territorial e prevenção de riscos”, pontuou.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, disse que o conhecimento geológico e a mineração são a base para o desenvolvimento econômico e social. E reforçou que a equipe da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) está a postos para contribuir com a nova gestão. Já para o diretor de Administração e Finanças, Cassiano Alves, se colocou à disposição para auxiliar o novo diretor-presidente em seu desafio, além de se prontificar a dar continuidade aos projetos já pautados no SGB-CPRM.

O diretor de Infraestrutura Geocientífica, Paulo Romano, destacou a coesão da equipe de gestores para dar seguimento aos objetivos da instituição e salientou que o Serviço Geológico do Brasil tem a atribuição de ser uma instituição de Ciência Tecnologia e Inovação. “Temos a condição de tracionar processos com base na tecnologia de informação e conhecimento. O senhor poderá ousar e contar com o nosso apoio para desenvolver ações do SGB-CPRM em prol da ciência e do Brasil”, concluiu o diretor.

Por fim, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, participou remotamente e desejou boas-vindas ao novo diretor-presidente. Alice lembrou da participação de Pedro Paulo no último Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (CABAS). Castilho desejou sucesso na nova empreitada e reforçou a necessidade de construir novas parcerias - e buscar oportunidades para o SGB.

Ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Pedro Paulo Dias foi indicado ao novo cargo pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e teve a sua nomeação aprovada pelo Conselho de Administração do SGB-CPRM no último dia 02 de agosto.

Histórico

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dias foi analista de projetos e assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos do MCTIC (Finep) entre 2010 e 2013, ano em que passou a exercer o cargo de economista do Departamento de Indústria de Base da Área de Insumos Básicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No BNDES, foi responsável pelas gerências de inteligência setorial do Departamento de Mineração e Metais e do Departamento de Indústrias de Base e Extrativas.

O novo diretor-presidente possui pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ.

  • Imprimir