Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, ganhará roteiro geoturístico

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, ganhará roteiro geoturístico

Como parte das ações previstas em acordo de cooperação com o ICMBio, o Serviço Geológico do Brasil realizou, entre 26 de fevereiro e 5 de março, levantamento da geodiversidade e seleção de atrativos geoturísticos

Pedra Furada é um dos principais atrativos geoturísticos do local (Foto: Gabriel Facuri/SGB)
O Parque Nacional de Jericoacoara, uma das principais atrações do Ceará, ganhará um roteiro geoturístico. Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram, entre 26 de fevereiro e 5 de março, levantamento da geodiversidade do local e seleção de pontos com potencial valor científico, educativo e turístico, que irão compor esse roteiro para contar a história geológica do local. Além disso, também foram captadas imagens para criação de tour virtual, que estará disponível na nova plataforma interativa do SGB: Geo 360º BR.

“Este trabalho irá enriquecer a experiência dos turistas no parque, trazendo informação acerca de curiosidades sobre as geociências, desenvolvimento econômico sustentável baseado no envolvimento comunitário, preservação ambiental, turismo científico e de natureza”, explica a chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, Maria Adelaide Mansini Maia.

Pesquisador do SGB durante o trabalho de campo (Foto:Gabriel Facuri/SGB)
A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o SGB e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para promover o geoturismo local, de modo a impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. A parceria é desenvolvida no âmbito do Programa de Fomento ao Geoturismo do SGB, que busca tornar a geologia acessível aos turistas e contribuir para a gestão dos parques nacionais e áreas turísticas.

Atrativos geoturísticos

O Parque Nacional de Jericoacoara tem 8.416 hectares e foi criado em 2002, em uma Área de Proteção Ambiental, entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz. A unidade preserva amostras dos ecossistemas costeiros e assegura a preservação de recursos naturais.

Entre os pontos selecionados para compor o roteiro geoturístico, estão a já conhecida Pedra Furada – cartão postal do Parque de Jericoacoara. Mais do que uma bela formação, o famoso arco conta a história geológica da região. “A Pedra Furada consiste em um arco marinho formado por ação das ondas, durante oscilações do nível do mar, no período quaternário (há 2,6 milhões de anos)”, explica o pesquisador em geociências do SGB Luis Carlos Basto Freitas.

Um outro ponto de interesse são as raízes petrificadas em eolianitos, acrescenta o pesquisador: “Os eolianitos, conhecidos na costa cearense como “cascudos”, ainda não haviam sido identificados na área do parque e são dunas antigas que foram endurecidas por carbonato de cálcio durante o último avanço do nível do mar”. Freitas complementa que, associados aos eolianitos, “estão restos vegetais petrificados por carbonato de cálcio; em sua maioria raízes, muitas vezes em posição de vida, dado seu excelente estado de preservação e conservação”.

Eolianitos no Parque de Jericoacoara (Foto: Gabriel Facuri/SGB)
As informações geocientíficas e imagens captadas serão tratadas para compor materiais como: guias virtuais, animações, placas indicativas e outros conteúdos a serem disponibilizados aos turistas. Esses produtos devem ser finalizados até 2025. Além disso, os estudos irão embasar oficinas para visitantes e treinamentos específicos para guias e condutores turísticos.

A próxima etapa do ACT é a realização de uma avaliação geotécnica para identificar riscos geológicos nos atrativos selecionados. Essa é uma importante etapa para garantir a segurança das atividades e salvaguardar vidas.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir