Painel indica fontes de águas subterrâneas na Amazônia Legal

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Painel indica fontes de águas subterrâneas na Amazônia Legal

Na plataforma, são apresentadas informações sobre poços existentes nos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Maranhão e Tocantins

Ferramenta permite identificar poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades (Foto: Ecoa)
Uma nova ferramenta do Serviço Geológico do Brasil (SGB) contribui para garantir o abastecimento de água potável à população da região da Amazônia Legal, especialmente em situações de seca extrema. No painel (disponível aqui) lançado recentemente, o SGB disponibiliza informações sobre fontes de águas subterrâneas nos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Maranhão e Tocantins. Desse modo, permite que sejam identificados poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades.

A plataforma, que será expandida para outros estados ao longo do ano, apresenta mapas as informações hidrogeológicas por município, com informações e estatísticas sobre todos os 49 mil poços da região cadastrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que é mantido pelo SGB. Por meio do painel, é possível consultar localização, situação, natureza, finalidade, profundidade, vazão e nível de água – no caso dos poços monitorados pela Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS).

“Embora as águas subterrâneas não possam suprir o efeito da redução das vazões dos rios, principalmente no que se refere à infraestrutura viária, esses recursos hídricos desempenham um papel muito importante na redução dos danos causados, principalmente quanto ao abastecimento de água das populações ribeirinhas”, explica o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração do SGB, Valmor Freddo.

O pesquisador acrescenta que: “as águas subterrâneas constituem parte fundamental no ciclo hidrológico e são fontes importantes a serem consideradas para abastecimento e consumo da população, principalmente neste momento de crise hídrica que assola a Região Norte do país”.

SIAGAS

O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) tem, como objetivo: coletar, consistir, armazenar e disponibilizar dados e informações hidrogeológicas georreferenciadas; inicialmente para dar suporte à elaboração de mapas hidrogeológicos e, posteriormente, para atender as demandas dos usuários, da área de recursos hídricos e correlatas. Em todo o território nacional são 371 mil poços cadastrados.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir