Fortalecimento Econômico e Desenvolvimento Mineral: Parcerias Estratégicas no Rio Grande do Norte

Terça-feira, 19 de março de 2024

Fortalecimento Econômico e Desenvolvimento Mineral: Parcerias Estratégicas no Rio Grande do Norte

Diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, participa de Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais


Valdir Silveira, diretor do SGB, com outros participantes na Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais

Na terça-feira (19), Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), marcou presença na Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais.

Esse evento – organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – teve como foco a apresentação das linhas de crédito disponíveis para 2024, além de um panorama sobre os investimentos realizados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte.

O Secretário Jaime Calado expressou gratidão pela participação dos presentes, enfatizando a colaboração bem-sucedida com o SGB. Esta parceria foi essencial para a criação do Mapa Geológico e do Mapa de Recursos Minerais do estado. Calado também adiantou que em breve será divulgado um estudo geoeconômico, com o propósito de identificar oportunidades economicamente viáveis e atrair mais investimentos para a região, destacando a significativa geração de 10.600 empregos diretos no setor mineral.


Reunião ocorreu de forma presencial e online

Para Silveira, marcar presença na reunião das câmaras setoriais representou uma excelente chance de destacar a colaboração entre o SGB e a SEDEC por meio da Câmara de Mineração do Rio Grande do Norte. Ele aproveitou a ocasião para expressar apreço pelo trabalho do Jaime Calado, reconhecendo sua dedicação e contribuição significativas: “Esse é um momento especial para reconhecer a atuação exemplar do secretário Jaime Calado, que agora se encaminha para um novo desafio”, ressaltou.

Jeová Lins, superintendente do Banco do Nordeste, compartilhou que a instituição injetou mais de 3 bilhões de reais na economia local em 2023. Enquanto isso, Sartre Nogueira destacou a liderança do banco no financiamento ao produtor rural e à agricultura familiar, constituindo 97% dos contratos assinados no estado. Nogueira também mencionou o foco do banco no crédito para infraestrutura, particularmente em projetos de energia eólica, que receberam 1,7 bilhão de reais em 2023. Além disso, informou sobre a política de atendimento às empresas, vantagens do crédito de longo prazo, soluções financeiras, programas Agroamigo e Crediamigo, entre outros assuntos.

Tiago Pereira, representante da Caixa Econômica Federal no RN, enfatizou a importância da colaboração múltipla para o desenvolvimento econômico do estado, celebrando o engajamento de várias entidades com o objetivo de fortalecer a economia local. Ele apresentou dados sobre a atuação social da Caixa, com R$ 6,24 bilhões investidos em programas sociais, além de significativos aportes no crédito ao varejo e para habitação em 2023.

Atuação do SGB no Rio Grande do Norte

A atuação do SGB abrange diversos aspectos geológicos, incluindo pesquisa de recursos minerais, avaliação de recursos hídricos subterrâneos, elaboração de mapas geológicos e hidrogeológicos, além de estudos relacionados a desastres naturais, como enchentes e secas, com o objetivo de prevenir e diminuir os impactos desses eventos.

Veja abaixo alguns projetos do SGB, relacionados ao Rio Grande do Norte:

- Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte: Mapa geológico e Mapa de recursos minerais

- Mapa Hidrogeológico do Estado do Rio Grande do Norte

- Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação

- Atlas Aerogeofísico do Estado do Rio Grande do Norte

- Informe de Recursos Minerais Rochas Ornamentais do Estado do Rio Grande

- Projeto Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Natal: Estado do Rio Grande do Norte

Outros projetos do SGB sobre o estado potiguar podem ser acessados aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br



  • Imprimir