Em visita ao Núcleo de Apoio de Natal, o diretor-presidente do SGB reafirma compromisso em fortalecer a instituição

Quinta-feira, 21 de março de 2024

Em visita ao Núcleo de Apoio de Natal, o diretor-presidente do SGB reafirma compromisso em fortalecer a instituição

Inácio Melo visitou a unidade nesta quinta-feira (21) e parabenizou os profissionais pelo trabalho realizado no estado do Rio Grande do Norte

Diretor-presidente e a equipe do NANA (Foto: SGB/Divulgação)
Com o objetivo de fortalecer o diálogo com os profissionais do SGB, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, visitou nesta quinta-feira (21) o Núcleo de Apoio de Natal (NANA), no Rio Grande do Norte. Melo conheceu as instalações, ouviu as demandas e dialogou sobre projetos realizados na unidade, que é vinculada à Superintendência Regional de Recife (SUREG-RE). Além disso, reafirmou o compromisso em fortalecer a instituição.

“Eu entendo que esse momento de interação, de olho no olho, de entender as necessidade de cada um, de cada local, é muito importante para que possamos continuar avançando”, destacou o diretor-presidente, que se colocou à disposição dos colaboradores. “Vim deixar esse legado de fazer com que essa instituição seja, de fato, reconhecida pela importância que tem”.

Ele também reforçou a importância das atividades desempenhadas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado, que é estratégico para o país, devido ao seu potencial econômico, energético e cultural. Na unidade, instalada em 2004, são desenvolvidos projetos em diversas áreas, como mapeamento geológico e de recursos minerais, hidrogeologia/hidrologia, gestão territorial e geologia/geofísica marinha, com atividades desenvolvidas em âmbito estadual e nacional.

Atualmente, o quadro é composto por três estagiários, uma pessoa de apoio administrativo e 30 colaboradores; dentre os quais estão técnicos em geociências com décadas de serviços prestados ao SGB. A técnica em geociências Pâmela Silva (há 15 anos no SGB) avalia que a visita do diretor-presidente foi muito importante para exposição das demandas e apresentação do potencial da equipe técnica.

“Esse momento foi interessante também para que pudéssemos estabelecer as necessidades de acordo de cooperação com as secretarias do estado e do município, visando a troca de informações entre as instituições. O diretor-presidente se colocou solicito e à disposição para solucionar nossas necessidades do dia a dia e de campo”, avaliou.

De acordo com o chefe do NANA, Francisco de Assis dos Reis Barbosa, que acompanhou a visita, os colaboradores se comprometeram a elaborar planos de ações para entregar ao diretor-presidente. “Iremos trabalhar em um documento com propostas efetivas para avançar em parcerias que venham a beneficiar a região. Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do conhecimento geocientífico”, disse.

A agenda é parte das ações desenvolvidas pelo diretor-presidente para fortalecimento dos laços com os profissionais de todo o Brasil e valorização do trabalho, visando a construção de um ambiente profissional salutar, que permita avanços técnicos e científicos.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir