Em visita à Exposição Nuclear Mundial, na França, diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil promove ações e articula parcerias estratégicas

Terça-feira, 28 de novembro de 2023

Em visita à Exposição Nuclear Mundial, na França, diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil promove ações e articula parcerias estratégicas

Nesta terça-feira (28), Inácio Melo participou, em Paris, de um dos maiores eventos globais sobre o futuro da energia nuclear civil


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, visitou, nesta terça-feira (28), a Exposição Nuclear Mundial, WNE na sigla em inglês, com o objetivo de promover ações do SGB, conhecer inovações do setor e articular parcerias estratégicas para pesquisas. Realizado em Paris, na França, o evento é destaque global e reúne líderes, instituições, pesquisadores e profissionais da indústria do setor para discutir o futuro da energia nuclear civil.

“Esse evento atrai os grandes players mundiais que atuam na área de energia nuclear, e o Brasil está na ponta, tanto na prospecção mineral quanto no desenvolvimento de aplicações em pesquisas científicas, na área da saúde e no desenvolvimento tecnológico”, destacou Melo.

O diretor-presidente acrescentou que, nessa Exposição, o SGB busca novas tecnologias e oportunidades de cooperação que possam impulsionar as pesquisas desenvolvidas. “Vamos buscar evoluir para que o Brasil possa aproveitar seu potencial e seja, de fato, protagonista nesse projeto global para diversificação da matriz energética”.


O assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, destacou que os diálogos com empresas e organizações internacionais são oportunidades para o fortalecimento da instituição: “São importantes portas que se abrem – de conhecimento sobre inovação no setor de mineração e no setor nuclear – pelas quais nós podemos nos beneficiar, pois proporcionam melhorias de competência e de infraestrutura para o SGB”.

O Brasil detém uma das maiores reservas mundiais de urânio e, para identificar áreas potenciais para produção do minério, desenvolve o Programa Urânio Brasil. Essa iniciativa é essencial para novas descobertas que contribuam para atender a demanda mundial de urânio, impulsionada pela transição energética. A expectativa é que a demanda pelo minério cresça 30% até 2040, segundo as projeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Missão à França

O SGB foi convidado pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, para compor a delegação brasileira que participa da WNE. Além do diretor-presidente do SGB, acompanham as atividades o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e o pesquisador em geociências Hugo Polo. Durante a missão, o SGB também participará de outras agendas organizadas pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN).

Na segunda-feira (27), o diretor-presidente, Inácio Melo, participou de evento na Embaixada do Brasil em Paris e assinou carta de intenções com o Serviço Geológico Francês para o desenvolvimento de projetos.

Saiba mais: Serviços geológicos do Brasil e da França assinam carta de intenções para o desenvolvimento de projetos

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir