Dia Mundial da Agricultura: pesquisa de recursos minerais é fundamental para produção de remineralizadores de solo

Quarta-feira, 20 de março de 2024

Dia Mundial da Agricultura: pesquisa de recursos minerais é fundamental para produção de remineralizadores de solo

Atividade é vital para garantir uma oferta estável de insumos essenciais, contribuindo para a segurança alimentar


Crédito: Foto Karolina Grabowska

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) com sua expertise em realizar pesquisa mineral para a transformação da agricultura moderna, comemora o Dia Mundial da Agricultura, celebrado nesta quarta-feira (20).

O SGB ocupa uma posição importante na sustentabilidade da agricultura brasileira e global, por meio do mapeamento e da avaliação de recursos minerais fundamentais para a produção de fertilizantes, como fosfato e potássio. Além disso, executa pesquisas para identificar e caracterizar rochas com potencial remineralizador em várias regiões do país. Essas atividades são cruciais para garantir uma oferta estável de insumos essenciais, contribuindo diretamente para a segurança alimentar.

Os agrominerais, vitais para a produção de fertilizantes, são a base sobre a qual a produtividade e a sustentabilidade da agricultura se apoiam. A pesquisa conduzida pelo SGB é fundamental na identificação, exploração e utilização eficiente desses minerais. Ao compreender a composição e a localização dos recursos minerais, o SGB desempenha um papel importante na garantia de que a agricultura possa continuar a crescer e evoluir.

A chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Maísa Abram, acrescentou que a agricultura brasileira é uma atividade fundamental para a economia do país e para a segurança alimentar mundial. “Entretanto, os solos são pobres em nutrientes, e é importada grande parte dos insumos utilizados para o aumento da produtividade”, informou.

Nesse sentido, é importante o governo brasileiro buscar alternativas e novas fontes de insumos agrícolas, para assim diminuir a dependência brasileira na importação de fertilizantes e dar garantias para uma agricultura sustentável e responsável, promovendo a produção de alimentos para o Brasil e para o mundo.




“Atualmente, desenvolvemos pesquisas nas áreas delimitadas no mapa acima, considerando a proximidade com polos agrícolas e o potencial geológico, além de trabalhos em andamento e o lançamento de importantes produtos, como os Agrominerais do Tocantins e o Potássio da Bacia de Sergipe/Alagoas”, enfatizou.

As pesquisas em agrominerais, realizadas pelo SGB, sustentam a base da agricultura moderna e pavimentam o caminho para um futuro onde a segurança alimentar e a sustentabilidade andam de mãos dadas.

A celebração deste dia significa também valorizar a ciência e a pesquisa, que permitem que a agricultura continue a ser uma força fundamental para o desenvolvimento humano.

Portanto, no Dia Mundial da Agricultura, é importante reconhecer a intersecção entre geologia e agricultura, exemplificada pela atuação do SGB. Suas contribuições vão desde o mapeamento do solo e do subsolo – essenciais para a identificação de áreas com potencial agrícola – até a realização de estudos hidrogeológicos para o manejo sustentável dos recursos hídricos. Além disso, o SGB ajuda na prevenção de desastres naturais que podem afetar a produção agrícola, bem como fornece dados para o planejamento estratégico do setor.

Clique aqui e saiba mais sobre os projetos do SGB para avaliação de insumos para a agricultura.

O uso dos remineralizadores de solo em áreas degradadas

O Brasil, com sua vasta diversidade geológica, tem um potencial significativo para o uso de remineralizadores de solo em áreas degradadas.

Os remineralizadores, por serem ricos em minerais essenciais, têm a capacidade de repor nutrientes em solos esgotados, melhorando sua fertilidade, estrutura e capacidade de retenção de água. Isso resulta em um aumento significativo na saúde das plantas e na produtividade das culturas. O trabalho do SGB inclui o mapeamento geológico para localizar esses depósitos minerais, além de análises químicas e estudos de campo para avaliar seus efeitos benéficos.

Dessa forma, as pesquisas do SGB sobre remineralizadores de solo assumem uma importância vital, oferecendo soluções práticas para a recuperação de terras e apoiando uma transição para uma agricultura mais sustentável e produtiva. Isso traz benefícios extensivos para a sociedade e o meio ambiente.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir