Projetos do SGBEduca são apresentados durante Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

Terça-feira, 06 de setembro de 2022

Projetos do SGBEduca são apresentados durante Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio do programa SGBEduca, participou da programação do primeiro Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência, entre os dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo (SP).

O evento foi organizado pelos blogs de ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Principia e Rede ComCiência - e reuniu divulgadores de ciências de vários campos para mesas-redondas e palestras com especialistas em divulgação científica.

Foram quatro mesas temáticas: "A divulgação científica em rede e na rede”, “Museus e centros de ciências como espaço de divulgação científica”, “Jornalismo e divulgação científica: uma parceria contra a desinformação” e “A teoria e a prática na divulgação científica”.

Entre os palestrantes estiveram Paulo Nussenzveig, físico e pró-reitor de Pesquisa da USP; Alfredo Nastari, arquiteto e jornalista científico da Scientific American; Germana Barata, bióloga e coordenadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor da Unicamp; Yurij Castelfranchi, físico professor de jornalismo científico na UFMG e na FIOCRUZ; e Sabine Riheti, jornalista e pesquisadora no Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori

Mesa-redonda Jornalismo e divulgação científica: uma parceria contra a desinformação

As pesquisadoras do DERID, Patricia Jacques e Andrea Sander, representaram o SGB-CPRM no evento com a apresentação de dois trabalhos: Jogo do Geoparque do Serviço Geológico do Brasil – CPRM (de Patricia Jacques, Francisco Ferreira de Campos e Andrea Sander) e Popularização da Paleontologia Brasileira por meio de Oficinas de Réplicas de Fósseis (Andrea Sander; Patricia Jacques; Flasleandro Oliveira, Samanta Suprani e Bruno Horn).

Patricia Jacques e Andrea Sander na seção pôster durante o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

As pesquisadoras também integraram dois grupos de trabalho: “Como obter espaço na internet para novas iniciativas” (Patrícia Jacques) e “Como tornar o conteúdo de divulgação científica mais acessível para pessoas com deficiência” (Andrea Sander). Tendo em vista a relevância do tema, os resultados dos grupos de trabalho serão publicados em um livro sobre divulgação científica.

De acordo com Patricia, a presença dos produtos do SGBEduca no evento dá visibilidade ao trabalho que o SGB-CPRM vem desenvolvendo na mediação e divulgação científica e principalmente de conteúdos que contém a explicação dos processos geocientíficos - e não só dos resultados, o que consolida o papel dos pesquisadores do SGB como mediadores e divulgadores das geociências.

Patricia destacou que o DERID também é responsável pela VIC (Visualização da Informação Científica), que coloca nos seus produtos o processo mediado pelo geocientista. Para Andrea Sander o encontro foi uma oportunidade para conhecer o que outras instituições estão fazendo em divulgação científica e para estabelecer parcerias e trocas. Também foi importante para consolidar a importância dos programas institucionais de mediação científica frente à popularização das ciências - e que o SGB-CPRM está no caminho certo.

Por meio da exposição dos pôsteres, foi possível apresentar os produtos e serviços do SGBEduca e firmar conversas significativas sobre mediação e divulgação científica com outras instituições, como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o InterAntar, programa de mediação das ciências polares do Grupo de Pesquisa em Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis, na Universidade Federal do ABC.

As mesas-redondas ocorridas durante o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência estão disponíveis no canal do youtube do Instituto Princípia

Andrea Sander
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir