Parceria estratégica tornará mais eficiente a prevenção de desastres no Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Parceria estratégica tornará mais eficiente a prevenção de desastres no Rio Grande do Sul

Serviço Geológico do Brasil e a defesa civil estadual ampliam diálogos para aumentar o mapeamento de áreas de riscos


Representantes do SGB e defesa civil estadual durante reunião (Foto: Marcio Pilger/SGB)

Uma parceria estratégica entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul contribuirá para o fortalecimento de ações de prevenção a desastres. Na terça-feira (9), representantes das instituições iniciaram diálogos para estruturar um acordo que viabilize a realização de novos mapeamentos de áreas de risco.

O objetivo é ampliar o conhecimento geológico sobre os municípios e garantir que gestores públicos tenham instrumentos para adotar ações que possam salvar vidas.

“Esperamos estreitar os laços com a defesa civil estadual para fortalecer a parceria que já existe na área de monitoramento hidrológico e na operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico”, disse o superintendente Regional de Porto Alegre, Franco Buffon. O pesquisador explicou que se pretende realizar novos estudos que possam “aumentar as condições que permitam aos municípios se prevenirem e adotarem ações para mitigar os danos causados por desastres naturais, de forma mais eficiente”.

Novas reuniões serão realizadas para definir como será viabilizada a parceria.

Prevenção a desastres no Rio Grande do Sul

O SGB já realizou mapeamentos de áreas de risco em 62 municípios gaúchos. Além disso, entregou a 19 municípios Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação. Para o município de Igrejinha, foi desenvolvida Carta de Perigo Geológico.

No estado, o Serviço Geológico do Brasil também opera os Sistemas de Alerta Hidrológico da Bacia dos rios Caí (SAH Cai), Uruguai (SAH Uruguai) e Taquari (SAH Taquari). Esses sistemas geram previsões sobre os níveis dos rios, permitindo antecipar cenários e prevenir danos que podem ser causados por inundações.

As cidades de Montenegro e São Sebastião do Caí já foram atendidas também por mapas de Manchas de Inundação, que indicam áreas que podem ser afetadas em caso de enchentes. São mais de 5,3 milhões de pessoas beneficiadas, em todo o estado, pela atuação do SGB.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir