Museu de Ciências da Terra integra mostra ‘Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar’

Sexta-feira, 22 de julho de 2022

Museu de Ciências da Terra integra mostra ‘Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar’

Referência no estudo dos artefatos, MCTer expõe 21 meteoritos no Geo Museu de Gramado/RS

Meteoritos do Museu de Ciências da Terra na exposição
Disseminar conhecimento geocientífico e exibir ao público partículas vindas de fora da Terra. Esse é o objetivo da mostra ‘Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar’, inaugurada nesta quinta-feira (21) no Geo Museu de Gramado/RS. O Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), conduz a exposição com 21 peças.

A participação do MCTer na ação é uma iniciativa do programa Museu em Movimento, que inaugura um ciclo de exposições temporárias itinerantes, firmadas em cooperação com outros museus brasileiros. Na mostra, serão apresentados 21 dos 60 meteoritos da coleção do SGB-CPRM: Coahuila, Cratéus, Eagle Station, Gibbeon, Hex River, Llano Del Inca, Mincy, Misteca, Misshof, Mountains, Mount Joy, Morristown, Oakley, Pultusk, Rodeo, Santa Catarina, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberaba e Waconda.

Museóloga do MCTer e uma das responsáveis pela mostra, Célia Corsino afirma que a expectativa para a ação “é inaugurar um ciclo de exposições itinerantes do Museu de Ciências da Terra capaz de fortalecer o intercâmbio entre museus - que deve ser muito salutar”.

Essa iniciativa - assim como todo o programa Museu em Movimento - são ações que garantem ao Museu de Ciências da Terra participação efetiva nas atividades da museologia nacional, ainda que fechado para manutenção desde 2018. As parcerias com outros espaços de divulgação geocientífica possibilitam, ainda, o fortalecimento do MCTer para a sua reabertura, prevista para ocorrer em 2025.

Além dos exemplares do acervo do SGB-CPRM, fazem parte da programação a mostra do Museu Itinerante de Ciências Naturais; exposição de astrofotografia - produzida por Marcelo Henandez Walcher; e uma câmera de monitoramento de meteoros do Observatório Espacial Heller & Jung, em parceria com a Bramon.

O superintendente Regional de Porto Alegre/RS, Alexandre Trevisan Chagas, destacou que “a mostra é uma oportunidade para o cidadão ter acesso a um acervo que é um tanto raro. Gramado está em período de alta temporada, então é mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho do SGB-CPRM, cujo objetivo é dar acesso ao conhecimento geocientífico a todo tipo de público”.

A programação ‘Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar’ poderá ser contemplada até 21 de setembro, no Geo Museu de Gramado (RS), que está localizado na Avenida das Hortênsias, 5905 - Bairro Carniel. As visitações acontecem, diariamente, das 9h às 17h.

Amanda Rosa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir