Museu de Ciências da Terra: Programa de Revitalização tem dois projetos culturais aprovados

Quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Museu de Ciências da Terra: Programa de Revitalização tem dois projetos culturais aprovados

Os projetos culturais são para requalificação do Salão de Minerais e Rochas e para o planejamento da nova exposição de longa duração do MCTer e seus desdobramentos




O Museu de Ciências da Terra (MCTer), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio dos parceiros Intermuseus e Elysium Sociedade Cultural teve dois projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) e já publicados no Diário Oficial da União (DOU) para revitalização do museu.

Esse trabalho em conjunto visa a mútua cooperação técnica, para desenvolvimento institucional e cultural relacionado aos programas, projetos e atividades, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que levem à melhoria das condições do MCTer.

A coordenadora de Difusão Cultural do MCTer, Denise de Assis, explicou que a publicação desses projetos aprovados no DOU significa a possibilidade de revitalizar os espaços do Museu de Ciências da Terra, através da Lei de Incentivo Fiscal, com a captação de apoiadores e patrocinadores.

“A partir da publicação no DOU da aprovação dos projetos culturais no MinC, inicia-se a fase de captação de recursos para sua execução, a fim de dar prosseguimento após sua homologação, em atendimento aos requisitos de admissibilidade estabelecidos pela Lei nº 8.313/91. Nessa etapa, é necessário captar 20% do valor do projeto, que posteriormente seguirá para análise técnica do Ministério da Cultura”, informou a coordenadora.

Os dois projetos aprovados pelo Ministério da Cultura são:

• Requalificação do salão de minerais e rochas – Ações de intervenção e conservação no MCTer, em especial no Salão dos Minerais, englobando restauração das peças do mobiliário; identificação, acondicionamento, revitalização e dinamização dos espaços do museu; seminário; projeto de expografia para maior interatividade com o público visitante; atualização das informações no sítio de internet; registro em vídeo; publicações de catálogos para registro documental do acervo; vagas de estágio e ações didáticas, como formas de contrapartida social a escolas públicas. A previsão para finalização é de 18 meses.

• Projeto executivo da exposição de longa duração do MCTer e seus desdobramentos – Proposta cultural que tem, como produto principal, a elaboração do projeto da nova exposição de longa duração do Museu de Ciências da Terra, o catálogo da exposição, a nova identidade do Museu, execução de toda a parte de multimídia e aquisição de réplicas.

Outros projetos de parceiros como o da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) serão submetidos à aprovação em fevereiro de 2024, quando será reaberto o período para entrega das propostas ao Ministério da Cultura.

O Serviço Geológico do Brasil assinou cinco Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com instituições do terceiro setor para elaborar projetos e alavancar os patrocínios para execução de projetos que permitirão a revitalização completa do Museu de Ciências da Terra.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br





  • Imprimir