Sexta-feira, 15 de setembro de 2023
Deputados do Amazonas reconhecem trabalho do Serviço Geológico do Brasil e prestam homenagem
Diretores e colaboradores prestigiaram a Sessão Especial realizada ontem (14), em Manaus. Esta é a segunda vez que a homenagem é prestada ao SGB; a primeira foi em 2019, em meio à celebração dos 50 anos da empresa.jpeg)
O estado do Amazonas foi uma das primeiras localidades do país a receber uma unidade do Serviço Geológico do Brasil (SGB) após a fundação da empresa, em 1969. As atividades da Agência Manaus, como era conhecida a unidade, foram iniciadas em um imóvel situado na Rua Tefé, no bairro da Cachoeirinha, sob o comando do geólogo Ivan Oliveira. Foi neste endereço onde o SGB deu os primeiros passos da grande trajetória marcada pela prestação de serviços essenciais aos amazonenses.
Em reconhecimento ao trabalho realizado há 54 anos, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) homenageou o SGB durante a Sessão Especial realizada ontem (14), prestigiada por autoridades, gestores e colaboradores da empresa. A Sessão foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos em meio às comemorações dos 54 anos de fundação do Serviço Geológico do Brasil, sendo aprovada em virtude da atuação em benefício ao estado neste período.
Esta foi a segunda vez que o SGB recebeu reconhecimento dos parlamentares amazonenses, sendo a primeira concedida em 2019, quando foram celebrados os 50 anos de fundação da instituição.
“Enquanto eu possuir mandato, esta Sessão sempre será realizada. A antiga CPRM, agora Serviço Geológico do Brasil, tem relevante atuação para o fortalecimento do debate sobre a implementação de políticas minerais e energéticas no Amazonas, merecendo sempre a lembrança de sua importância", explicou o parlamentar sobre o requerimento da Sessão.
Diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Paulo Romano prestigiou a Sessão e agradeceu a homenagem em nome da Presidência do SGB. Em discurso, destacou o trabalho desenvolvido pela instituição por meio da Superintendência de Manaus, enfatizando as contribuições a partir do desenvolvimento de projetos relacionado aos minerais estratégicos para a transição energética.
.jpeg)
"O SGB está desenvolvendo pesquisas na área de energia, petróleo e gás. Nosso foco está nos minerais que serão fundamentais para a transição energética, geração de energia limpa”, destacou Romano.
A unidade do SGB no Amazonas também se destaca pelos projetos na área de hidrologia com ênfase no monitoramento hidrológico da Amazônia Ocidental, a exemplo do tradicional Alerta de Cheias realizado desde 1989 pela equipe da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). A gestora da área é a engenheira hidróloga Alice Castilho, que participou da Sessão na ALEAM e apresentou um panorama da atuação do Serviço Geológico em toda a região amazônica.
“É intuitivo dizer que o serviço geológico trabalhe com geologia mas nem tanto com hidrologia e gestão territorial. O SGB trabalha fortemente no monitoramento dos rios, nos mapas de riscos e desastres naturais e na gestão de informações sobre águas subterrâneas com o maior repositório sobre o tema”, declarou a diretora.
A solenidade também homenageou funcionários da Superintendência Regional de Manaus pelos serviços prestados à sociedade e pelo papel ímpar desempenhado para o desenvolvimento do Estado do Amazonas.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br