Comunicado: Serviço Geológico do Brasil comprometido com a gestão de desastres devido às fortes chuvas

Sábado, 23 de março de 2024

Comunicado: Serviço Geológico do Brasil comprometido com a gestão de desastres devido às fortes chuvas

23 de março de 2024 — Diante das severas condições climáticas previstas para esta semana, com alertas de fortes chuvas nos estados do Sudeste, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, litoral norte de São Paulo e sul de Minas Gerais entre os dias 21 e 24 de março de 2024, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem acompanhado atentamente a situação.

"Em momentos como este, diante dos desafios impostos pelas fortes chuvas em nosso país, nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população nunca foi tão vital. Estamos diante de uma situação que requer uma resposta rápida, eficiente e, acima de tudo, solidária. No Serviço Geológico do Brasil, estamos mobilizados para oferecer todo o suporte técnico e científico necessário aos órgãos responsáveis pela gestão de desastres. Nossos sistemas de alerta e nossos estudos de mapeamento de riscos geológicos são ferramentas essenciais neste esforço conjunto. Quero expressar minha profunda solidariedade a todas as vítimas e comunidades afetadas, reafirmando que o SGB está inteiramente à disposição para ajudar no que for necessário. Juntos, podemos superar os desafios que se apresentam e construir um futuro mais seguro para todos nós.", ressalta o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Nossa equipe técnica está em constante monitoramento e temos participado ativamente nas reuniões organizadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), buscando alinhar estratégias e ações de resposta rápida para mitigar os impactos desta adversidade.

O SGB opera sistemas de alerta para eventos críticos, nesta região, nos rios Muriaé, Pomba, das Velhas e Doce. Estes sistemas são fundamentais para a prevenção e preparação diante de possíveis emergências, e estão disponíveis para consulta através de nossa plataforma digital: SACE.

Além disso, nosso compromisso com a segurança e bem-estar da população se estende ao mapeamento de risco geológico. Este trabalho é essencial para a identificação de áreas vulneráveis e para o planejamento de ações preventivas. Informações detalhadas sobre nossos estudos e mapeamentos podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico: www.sgb.gov.br.

Em solidariedade às vítimas e comunidades afetadas por este evento climático, reforçamos nosso compromisso e disponibilidade para auxiliar todos os órgãos federais, estaduais e municipais na gestão deste desastre. O SGB entende a importância de uma atuação conjunta e coordenada para enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas adversas, visando sempre a segurança e o bem-estar da nossa população.

Para mais informações ou solicitações de apoio, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail: dht@sgb.gov.br

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
(61) 99642-0033

  • Imprimir