Serviços Geológicos do Mundo - SGMundo

Serviços Geológicos do Mundo - SGMundo

Com o objetivo de informar a sociedade sobre as atividades geológicas realizadas em todo o mundo, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, empresa pública com atribuição de Serviço Geológico do Brasil - SGB, vinculada ao Ministério das Minas e Energia através da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, criou a Base de Dados sobre os Serviços Geológicos do Mundo - SGMundo.

O SGMundo armazena, em um único lugar, as informações mais relevantes sobre os serviços geológicos de 172 países. O acervo contempla todos os 5 continentes e, na presente versão, conta com 49 países da África, 27 das Américas, 39 da Ásia, 43 da Europa e 14 da Oceania.

Dessa forma, com apenas um clique é possível conhecer, entre outros dados, a história, a missão, a visão, as atividades, a produção de mapas, as bases de dados, os laboratórios, as parcerias e os principais produtos oferecidos pelos serviços geológicos da maioria dos países, bem como as tendências e os desafios.

Todo o acervo está em três línguas: português, inglês e espanhol. Com esse produto, o SGB pretende ser referência mundial em pesquisa on-line sobre os dados de todos os serviços geológicos existentes no contexto mundial.

As informações foram coletadas nos sites dos serviços geológicos com base no catálogo do Serviço Geológico do Japão e, posteriormente, por meio de troca de e-mails, em contato direto com as instituições e preenchimento de um formulário padrão.

Muito agradeceríamos aos serviços geológicos a sua especial atenção para completar os dados deste formulário, visando aprimorar a SGMundo. Qualquer sugestão ou solicitação para atualização ou correção, caso encontrem qualquer equívoco nos dados disponíveis, por favor não hesitem em nos avisar, através do e-mail assuni@cprm.gov.br. Desde já, agradecemos por sua valiosa colaboração.

Além das informações citadas, desde que disponível nas fontes, foram disponibilizados os endereços físico e eletrônico e os telefones das instituições para consultas mais detalhadas. Vale a pena conferir!