Divisão de Hidrologia Básica - DIHIBA

Divisão de Hidrologia Básica - DIHIBA

A Divisão de Hidrologia Básica – DIHIBA é responsável por analisar as solicitações de serviços de hidrologia básica e dar parecer sobre a sua viabilidade técnica, além de supervisionar as atividades de coleta, tratamento, armazenamento e fluxo dos dados hidrológicos, climatológicos, sedimentológicos e de qualidade da água, nos projetos de hidrologia básica.

Além disso, estabelece instrumentos de garantia da qualidade dos serviços em sua área de competência e supervisiona a distribuição e qualidade (especificação, aferição, manutenção e administração) dos equipamentos específicos dos serviços de hidrologia básica.

Ademais, coordena e orienta a elaboração do planejamento e da orçamentação dos projetos de hidrologia básica, realizando o acompanhamento físico-financeiro dos projetos e coordenando as ações relacionadas com investimentos e necessidades de materiais técnicos de uso comum.

Também é papel da DIHIBA incentivar a pesquisa; avaliar e promover o uso de novas tecnologias na coleta e medição de parâmetros hidrometeorológicos; propor normas, manuais, diretrizes e procedimentos técnicos relacionados com a sua área de atuação.

Esta divisão tem ainda a atribuição de dar apoio técnico nos assuntos relacionados a treinamento e elaboração de contratos, assim como parecer técnico no campo da hidrologia básica.


Programas e Projetos

  • Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional
  • Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional Referência
  • Operação da Rede Hidrometeorológica do Aquífero Urucuia
  • Operação da Rede de Monitoramento de Águas Superficiais do Distrito Federal

Contato e Informações

Ana Carolina Zoppas Costi
E-mail: ana.costi@sgb.gov.br

  • Imprimir