Lítio no Brasil

No Brasil, o lítio está hospedado em rochas ígneas, chamadas de pegmatitos, diferentemente das salmouras evaporíticas, onde é encontrado na forma de sais. Nos pegmatitos o lítio está presente na estrutura cristalina de alguns minerais, a partir dos quais é concentrado na forma de hidróxido de lítio (LiOH) e carbonato de lítio (Li2CO3). Os pegmatitos que contêm minerais de lítio apresentam comumente diferentes quantidades e tipos de minerais-minério, e são encontrados nas seguintes áreas (Paes et al., 2016):

I) Subprovíncia de Solonópole - CE
II) Província Pegmatítica da Borborema - RN / PB
III) Sul de Tocantins, Nordeste de Goiás - TO / GO
IV) Região de Itambé - BA
V) Área do médio Jequitinhonha - MG
VI) Região Leste de Minas Gerais - MG
VII) Província Pegmatítica de São João del Rei - MG

Distribuição das principais áreas pegmatíticas no Brasil
Distribuição das principais áreas pegmatíticas no Brasil

Até o momento, foram concluídos estudos nas áreas do Médio Jequitinhonha e da Província Pegmatítica da Borborema, permitindo sugerir novos alvos potencialmente favoráveis à mineralização de lítio.

Os relatórios e mapas desses estudos estão disponíveis na área Produtos deste site ou diretamente no Repositório Institucional de Geociências – RIGeo do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM. Atualmente estão em desenvolvimento projetos nas áreas Leste de Minas Gerais e Subprovíncia Pegmatítica de Solonópole.

Links Úteis